Sobhan Farajvan/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

Mesmo após inúmeras baixas nas principais fileiras militares do país e das ameaças de morte, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que não terá “misericórdia” contra Israel. A declaração aconteceu nesta terça-feira (17/6), em uma publicação divulgada na rede social X.

“Nós devemos dar uma resposta forte ao regime terrorista sionista [de Israel]”, disse Khamenei. “Não mostraremos misericórdia aos sionistas”.

Ofensiva israelense

  • Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã. O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.
  • O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear.
  • Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.
  • Em um pronunciamento no sábado (14/6), o premiê Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva deve continuar. Ele prometeu ataques contra todas as bases iranianas.

Antes do pronunciamento do líder iraniano, Israel voltou a ser atacado com uma nova onda de mísseis lançadas pelo Irã. Este é o quinto dia de conflito, que já deixou mais de 240 pessoas mortas nos dois países.

Artigo anteriorTarcísio descarta chapa presidencial com Michelle Bolsonaro como vice
Próximo artigoCodam aprova pacote bilionário de projetos e impulsiona geração de empregos no estado, destaca governador Wilson Lima