
O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), prestou depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira (2/6) no inquérito que apura a conduta de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fora do país. Segundo o petista, o deputado licenciado participa de um “golpe continuado” contra o Estado Democrático de Direito.
Para Lindbergh, as ações de Eduardo nos Estados Unidos fazem parte de uma ofensiva iniciada antes dos ataques de 8 de janeiro de 2023, com tentativas de descredibilizar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral.
O parlamentar afirmou que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro promove uma “depredação simbólica” do Supremo Tribunal Federal (STF) ao buscar sanções internacionais contra autoridades brasileiras.
“A conduta de Eduardo Bolsonaro ainda é a mesma dos golpistas. Qual a diferença entre o que ele faz e o que fizeram os que depredaram o Supremo? É uma articulação internacional para sancionar ministros do STF, o procurador-geral da República e delegados da Polícia Federal”, declarou.
Lindbergh foi o autor da queixa-crime que originou o inquérito. No depoimento, ele buscou demonstrar a ligação entre a tentativa de golpe, já investigada pelo STF, e a atual atuação de Eduardo no exterior. Segundo ele, o deputado licenciado tenta atrapalhar as investigações e manter ativa uma organização criminosa fora do país.
Lindbergh foi o autor da queixa-crime que originou o inquérito. No depoimento, ele buscou demonstrar a ligação entre a tentativa de golpe, já investigada pelo STF, e a atual atuação de Eduardo no exterior. Segundo ele, o deputado licenciado tenta atrapalhar as investigações e manter ativa uma organização criminosa fora do país.
Pedido de quebra de sigilo
O parlamentar também alertou para o risco de uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Como medida cautelar, sua equipe jurídica pediu o bloqueio dos bens de Jair Bolsonaro, além da quebra de sigilos bancário e fiscal dele e de outros investigados, para apurar o envio de recursos ao exterior por meio de arrecadações via PIX.
Durante o depoimento, Lindbergh ainda solicitou que o empresário e influenciador de direita Paulo Figueiredo seja incluído nas investigações, por suposta participação nas ações denunciadas.
Com informações de CNN Brasil.