A candidata a vereadora de Manaus pelo Partido Social Democrático (PSD), Débora Mafra, visa criar um projeto para a segurança das mulheres no transporte público, chamado “Linha Rosa”.

Entenda o projeto “Linha Rosa”

O projeto “Linha Rosa” tem como objetivo criar um ambiente mais seguro e confortável para as mulheres durante os horários de pico no transporte público em Manaus.

A proposta, inspirada em experiências de importunação sexual e furtos em ônibus, consiste em oferecer uma linha exclusiva para mulheres das 6h às 9h da manhã e das 17h às 20h da tarde.

“Durante esses períodos, ônibus marcados como ‘Linha Rosa’ passariam apenas por pontos onde mulheres pudessem embarcar, reduzindo a incidência de importunação sexual e furtos, que frequentemente envolvem agressores masculinos”, destaca a candidata.

Essa iniciativa também tem o potencial de beneficiar todos os passageiros, ao aliviar a superlotação das linhas comuns e tornar as viagens mais confortáveis e seguras.

Ideias e inovação da candidata

O modelo é inspirado em práticas já implementadas em metrôs de grandes cidades, como São Paulo, que oferecem vagões exclusivos para mulheres em horários de pico.

” A implementação da Linha Rosa é uma solução prática e de baixo custo, exigindo apenas a sinalização adequada e a operação em horários específicos, sem a necessidade de grandes investimentos ou mudanças estruturais”, ressalta a delegada.

Artigo anteriorDefensoria Pública do Amazonas inaugura ‘Casa da Cidadania’ em Manaus
Próximo artigoGovernador Wilson Lima confirma contratação de 85 brigadistas para reforço no combate às queimadas