Reprodução

O grupo extremista islâmico Hamas respondeu positivamente à proposta de cessar-fogo apresentada pelos Estados Unidos para a Faixa de Gaza, mas solicitou pequenas mudanças na redação do documento. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (4/7) pela emissora Al Araby, do Catar, que citou fontes próximas às negociações. Segundo o canal, o grupo aceitou os principais pontos do acordo e propôs apenas ajustes pontuais no texto, sem alterar o conteúdo central.

O plano, apelidado de “Witkoff aprimorado”, prevê uma trégua de 60 dias entre Hamas e Israel. Durante o período, está previsto o início de negociações com vistas a um cessar-fogo permanente.

Exigências

Entre os principais itens estão a libertação escalonada de reféns — vivos e mortos —, a entrada ampliada de ajuda humanitária, sob coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Crescente Vermelho, e a definição de um cronograma para a transição política no enclave palestino.

A proposta também inclui garantias pessoais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, envolvido diretamente nas tratativas.

O que está acontecendo

  • Israel mantém as ofensivas na Faixa de Gaza, quebrando o acordo de cessar-fogo firmado com o grupo Hamas em 18 de março. A expectativa era que o plano de paz fosse implementado em três fases.
  • Ao menos 6.315 palestinos foram mortos e mais de 22 mil ficaram feridos desde a quebra do cessar-fogo, segundo o Ministério da Saúde da Palestina.
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá na próxima segunda-feira (7/7) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A visita ocorre após Trump dizer que há negociações em andamento para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
  • “Acabei de falar com algumas das pessoas envolvidas. A situação em Gaza é terrível. Acreditamos que, na próxima semana, conseguiremos um cessar-fogo”, afirmou Trump na sexta-feira (27/6).

O governo israelense já havia sinalizado apoio ao plano no início da semana.

Durante visita a Washington, o ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, Ron Dermer, aprovou o rascunho apresentado por autoridades norte-americanas.

Em declaração na terça-feira (1º/7), Trump afirmou que Israel havia aceitado todas as condições necessárias para iniciar a trégua, e que aguardava uma resposta final do Hamas “em 24 horas”.

Com o aceno positivo nesta sexta-feira, cresce a expectativa por um anúncio formal nos próximos dias.

Caso o cessar-fogo seja implementado, será o primeiro avanço diplomático concreto desde a retomada dos combates em outubro de 2023, quando a guerra entre Israel e Hamas voltou a escalar após o ataque do grupo fundamentalista ao território israelense.

Segundo a emissora Al Araby, o Hamas não exigiu mudanças de conteúdo na proposta americana, somente ajustes de formulação.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorChristina Lemos reage após perder posto em principal jornal da Record
Próximo artigoAnálise: Taxação de LCI e LCA deve afastar investidores