
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o uso das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA) durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O decreto da GLO foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (3/11), e vale para o período de 2 a 23 de novembro.
Além da capital paraense, a autorização engloba áreas com infraestruturas críticas nos municípios de Altamira e de Tucuruí. A ação atende a um pedido do governo do estado.
A medida busca “garantir a segurança dos eventos e dos participantes da Reunião da Cúpula de Líderes e da COP30”. O encontro de chefes de Estado ocorre entre os dias 6 e 7 de novembro, enquanto a conferência vai de 11 a 20 do mesmo mês
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, mais de 140 delegações esperadas para a Cúpula, e cerca de 50 devem contar com presidentes e primeiros-ministros.
O decreto determina o emprego das Forças Armadas em ações de segurança no perímetro externo do Parque da Cidade, que abrigará as principais atividades da COP30; nas usinas de Belo Monte e Tucuruí, além de locais estratégicos para o evento, como o Porto de Outeiro e o Aeroporto Internacional de Belém.










