
O presidente Lula chorou durante a conversa por telefone que teve com o pai de Juliana Marins, brasileira que morreu após cair em uma trilha em um vulcão na Indonésia.
Lula ligou para o pai da brasileira na quinta-feira (26/6) do Palácio do Planalto. Segundo relatos de assessores que acompanharam o telefonema, o presidente se emocionou bastante.
Na ligação, o petista informou ao pai de Juliana Marins que o governo brasileiro custearia o translado do corpo da jovem. Até então, o Itamaraty havia dito que não bancaria.
Conversei hoje por telefone com Manoel Marins, pai de Juliana Marins, para prestar a minha solidariedade neste momento de tanta dor. Informei a ele que já determinei ao Ministério das Relações Exteriores que preste todo o apoio à família, o que inclui o translado do corpo até o…
— Lula (@LulaOficial) June 26, 2025
A informação inicial do Ministério das Relações Exteriores incomodou bastante Lula, de acordo com assessores palacianos, e fez o presidente buscar o chanceler Mauro Vieira.
A solução encontrada foi o petista editar um novo decreto prevendo que, em casos que causem comoção ou que a família comprovar não ter condições, o governo custeará o translado.
Com informações de Metrópoles