O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta sexta-feira (29/11), o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, às 11h30, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Ao anunciar a viagem ao Brasil, o uruguaio eleito ressaltou a importância da relação entre os países e disse para a imprensa local que “o Brasil é a nossa China”. Na quinta-feira (28/11), Orsi recebeu o embaixador da China, Huang Yazhong, que entregou uma carta do presidente chinês Xi Jinping.
O Uruguai é um dos principais parceiros do Brasil na América do Sul, independente da ideologia dos presidentes do momento. Para se ter uma noção, entre 2008 e 2018 houve um aumento da soma total de exportações e importações dos dois países, passando de US$ 2,6 bilhões para US$ 4,2 bilhões.
Em maio do ano passado, o presidente Lula criou o Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai (GAN), com o objetivo de acompanhar projetos em áreas estratégicas para os dois países. Entre os pontos que estão sempre nas discussões entre Brasil e Uruguai estão os projetos de construção da segunda ponte internacional sobre o rio Jaguarão e a melhoria das hidrovias entre os dois países pelas lagoas dos Patos e Mirim.
Próximo de Mujica
Orsi venceu nas urnas no domingo (24/11) e, momentos depois, recebeu parabéns de Lula pelo X. “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, publicou o mandatário brasileiro na rede social.
No dia seguinte, Lula ligou para o colega e pediu para Orsi mandar um abraço para o ex-presidente “Pepe” Mujica, que serviu como cabo eleitoral do uruguaio eleito. Mesmo com a saúde fragilizada, Mujica subiu em palanque para endossar seu candidato.
No telefonema, o petista aproveitou para lembrar que estará no Uruguai no dia 6 de dezembro, para a cúpula de líderes do Mercosul. Há expectativa de mais um encontro de Lula e Orsi na ocasião. As informações são de Metópoles.