O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) emitiu nota na manhã deste domingo (6), confirmando que ônibus foram incendiados na madrugada, mas fala diverge dos Bombeiros. A nota fala em cinco ônibus incendiados e dois danificados, em ataques do Comando Vermelho.
A facção criminosa estaria “reagindo” pela morte do “conselheiro” Erick Batista Costa, o “Dadinho”, 30, morto após confronto com os policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) na noite de sábado (5), por volta de 20h, na rua Perimetral Sul, Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.
Diante dos ataques as empresas recolheram os carros, por falta de segurança.
De acordo com Paulo Henrique, presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o órgão está entregando um relatório ao prefeito David Almeida (Avante) e à Casa Militar.
“Vamos tomar providências de segurança, junto à polícia, para retomar o transporte coletivo”, acrescentou Paulo Henrique.
NOTA À IMPRENSA
O Sinetram repudia os atos de vandalismo ocorridos nas primeiras horas deste domingo (06/06), em que 7 ônibus do transporte coletivo foram incendiados dentre outros atos violentos.
A violência das ações, aparentemente de caráter terrorista, causou pânico nos operadores do serviço, pois há relatos de grupos encapuzados e armados praticando tais atos, sendo que, por isso, toda a frota foi recolhida.
Atos dessa natureza, além de serem crimes de dano e ilícitos civis, visam disseminar o medo e inviabilizam o serviço essencial.
Diante desse cenário, os maiores prejudicados são o usuário do transporte coletivo e os trabalhadores do sistema de transporte cujas vidas estão em risco.
Por fim, pedimos às autoridades públicas competentes imediatas e urgentes providências para a identificação dos criminosos e para a cessação da onda de violência a fim de que seja viabilizada a normalização do serviço essencial de transporte coletivo.
Assessoria de Comunicação – Sinetram










