Compreender os princípios da análise sensorial de queijos, desenvolver habilidades para avaliar a qualidade, conhecer os diferentes tipos, suas características e aprender a aplicar as técnicas em concursos.
Estes são os objetivos do curso presencial “Formação de Jurados em Análise Sensorial de Queijos”, que a Universidade Nilton Lins promove nesta sexta-feira (9).
Com carga horária de 10 horas, o curso será ministrado pela comissária geral da Expoqueijo-Araxá (MG), Iris Parizotto, que possui um extenso currículo com destaque para o MBA em Gastronomia e Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior em Nutrição, Processamento e Controle de Qualidade de Leite, Ovos e Carne e em Psicologia Forense, Química Forense, Toxicologia Clínica e Forense, Antropologia Social, Mestrado em Psicanálise e ainda formação em Análise Sensorial pela ONAF-Itália e Mons Fromage-França.
Entre os temas a serem abordados na grade curricular estão a importância da análise sensorial em queijos, princípios e terminologia, classificação (frescos, maturados, de mofo, produtos lácteos), metodologia de avaliação sensorial, parâmetros (aparência, textura, aroma, sabor), ferramentas e recursos utilizados na análise.
O curso também contará com atividades práticas como apreciação de diferentes tipos de queijos, debates e avaliação cega de produtos.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Vice-reitoria para Programas de Extensão, Cultura e Relação com a Comunidade (sala 228s, no bloco Unicenter da Universidade), pelos telefones (92) 3643-2136/2006 ou pelo e-mail: [email protected].