Marcelo Ramos e seu vice, ex-deputado Luiz Castro

A candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito de Manaus e do vice, Luiz Castro (PDT), foram registradas na Justiça Eleitoral na última sexta-feira (09/8). O Plano de Governo 2025-2028 da coligação “Manaus mais forte” reúne propostas para uma cidade criativa, inovadora e que ofereça uma vida melhor à população. O documento já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral no endereço https://bit.ly/3WJ00XG, na aba propostas.

O Plano de Governo está estruturado em 13 pontos de partida para uma cidade mais forte. São eles: Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade Urbana, Centro Histórico, Meio Ambiente, Habitação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Saneamento, Inovação, Trabalho e Renda.

“Podemos e vamos ser uma cidade referência para o país, ocupando espaços de relevância pela nossa capacidade de cidade criativa, inovadora, inclusiva, de oportunidades, de garantir direitos e de oferecer uma vida melhor à população”, afirma Marcelo no documento.

O candidato a prefeito reforça que o plano ainda está em elaboração e as reuniões temáticas com representantes da sociedade e militantes dos partidos da coligação são fundamentais para a construção do documento que será concluído até o fim da campanha.

“Estamos ampliando o diálogo, a partir de uma ampla frente de partidos que se uniram em torno de um objetivo, uma Manaus mais forte. Com um propósito: fazer uma cidade melhor, mais inclusiva, humana, inovadora, feliz. A conexão com este futuro precisa acontecer agora. Já não é mais possível esperar”, disse Marcelo.

Propostas

Na Saúde, Marcelo propõe a expansão e o fortalecimento da atenção básica com alcance de 100% de cobertura; choque de gestão no programa de medicamentos de uso contínuo; humanização do atendimento; equidade e inclusão para reduzir desigualdades.

A presença da guarda municipal em escolas, Unidades Básicas de Saúde, pontos de ônibus; integração das câmeras de ônibus ao sistema do Ciops; recuperação de praças e quadras; a melhoria da iluminação pública para inibir a ação criminosa são as propostas para tornar Manaus mais segura.

Educação

Marcelo, segundo plano de governo, vai expandir as vagas em creches e criar o programa Pé-de-Meia-Municipal para reduzir a evasão na rede municipal de ensino. Ele também defende a valorização e qualificação permanente dos professores e refeições no padrão nutricional necessário.

Transporte e Centro

O Plano de Governo abrange ações para mobilidade urbana como a tarifa reduzida no transporte coletivo para o Centro, aos sábados, e Ponta Negra, aos domingos, para estimular o comércio e o lazer no fim de semana, além de aumentar a velocidade média da frota com a criação de corredores exclusivos para os ônibus.

No documento, Marcelo destaca a revitalização de espaços públicos e a organização do comércio informal no Centro Histórico, além do trabalho de zeladoria contínua. Zerar a fila do Cadastro Único, a promoção de reformas em moradias populares e a construção de novas unidades habitacionais são outras propostas defendidas pelo candidato.

Artigo anteriorRoberto Cidade participa da Marcha para Jesus em Manaus
Próximo artigoNo Dia Internacional dos Povos Indígenas, Assembleia Legislativa destaca matérias voltadas a essa parcela da população brasileira