A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval, iniciou na tarde de quarta-feira, 12 de março, ações de sondagem batimétrica e apoio ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) na área do Porto IP4, em Humaitá (AM). As atividades visam reforçar a segurança da navegação no Rio Madeira, uma das principais vias de transporte da região Norte.

A medida se dá após um acidente ocorrido no último domingo, 9 de março, que causou avarias estruturais no Porto IP4. O incidente envolveu uma composição de comboio, formada por empurrador e balsas petrolíferas. Para minimizar os riscos à navegação, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Negro” e a Agência Fluvial de Humaitá estão executando as operações de sondagem, que têm como objetivo avaliar e garantir condições seguras para o tráfego fluvial.

A Marinha do Brasil alerta a comunidade marítima para a importância de redobrar a atenção às medidas de segurança, especialmente nas áreas próximas às estruturas portuárias e em locais habitáveis, como comunidades ribeirinhas e flutuantes. Essas áreas podem representar riscos adicionais, sendo essencial a vigilância constante para evitar incidentes que coloquem em risco a segurança das pessoas e da navegação na região.

As ações realizadas pela Marinha são fundamentais para assegurar a salvaguarda da vida humana no Rio Madeira, garantindo que a navegação continue de forma segura e eficiente. A Marinha do Brasil reafirma seu compromisso com a segurança nas vias fluviais e com o monitoramento constante para prevenção de acidentes.

Artigo anteriorRevitalização da Lagoa do Bombeamento avança e promete transformar a Compensa em referência de lazer
Próximo artigoSES-AM realiza integração de novos residentes de saúde no Complexo Hospitalar Sul