Al Bello/Getty Images

O lutador indiano Bajrang Punia foi suspenso por 4 anos após se recusar a fazer um teste antidoping. O anúncio que pune o atleta de wrestling foi feito pela Agência Antidoping da Índia (NADA) nessa terça-feira (26/11).

Segundo a AFP (Agence France-Presse), o lutador é um dos líderes nos protestos contra o atual chefe da Federação Naciona, que é acusado de assédio sexual. Inicialmente, por ter recorrido, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 teve a suspensão anulada. Ele argumenta que não recusou o teste, mas desconfiou que o kit para coleta estava vencido.

Em 2023, Punia participou de um protesto que acusava o chefe da federação e deputado do BJP (Partido do Povo Indiano) de assédio sexual. Além disso, ele se filiou à oposição, o Partido do Congresso.

A Índia é o único país a registrar mais de 100 casos positivos de doping, superando proporcionalmente países populosos como China e Estados Unidos.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorRoberto Cidade reforça importância da Lei de sua autoria que cria protocolo de prevenção ao assédio e abuso infantil em academias esportivas
Próximo artigoAbel reconhece superioridade do Botafogo e minimiza vaias da torcida