A investigação apontou que o crime foi encomendado pela médica e pelo advogado, que desejavam garantir o controle total da herança. Os três outros envolvidos, com idades entre 30 e 41 anos, foram identificados como executores. Eles teriam abordado as vítimas em casa, coagido pai e filho a entrarem em um veículo e, no trajeto, iniciado uma luta corporal.
O carro saiu da pista e capotou. Pouco depois do acidente, vizinhos ouviram disparos. Quando chegaram ao local, encontraram os dois já mortos, o pai com um tiro na cabeça, e o filho baleado na cabeça e nas costas.
Antes de fugirem, os assassinos ainda invadiram a propriedade de um vizinho e roubaram os celulares de um idoso e de seu neto, dificultando o pedido imediato de socorro. A caminhonete usada no crime foi abandonada na cidade de Rodeiro, também na Zona da Mata.
A Polícia Civil desencadeou a Operação Éris, nome inspirado na deusa grega da discórdia, para capturar os suspeitos. Helicópteros foram usados no cumprimento dos mandados de prisão e busca. As diligências resultaram na apreensão de grande quantidade de dinheiro em espécie, cheques, armas, munições e documentos considerados estratégicos para a investigação.
As disputas judiciais entre irmãos já duravam anos e eram marcadas por ameaças, rondas suspeitas e registros de tensão crescente entre os familiares. Com informações da colunista Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.