
Durante uma ação de fiscalização integrada realizada na noite do sábado (10/05), na Zona Leste de Manaus, um médico de 32 anos foi preso em flagrante por suspeita de favorecimento à prostituição de criança ou adolescente. O homem foi encontrado em um quarto de pousada com uma adolescente de 15 anos. A prisão ocorreu no âmbito da operação nacional Caminhos Seguros, coordenada no estado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A adolescente relatou à polícia que havia recebido uma oferta de R$ 200 do suspeito para manter relações sexuais. A equipe da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com apoio da Polícia Militar, Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) e Conselho Tutelar, flagrou a situação durante fiscalização na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira.
“Identificamos claramente uma situação de exploração sexual. A adolescente foi imediatamente acolhida, recebeu apoio psicológico e será reintegrada ao convívio familiar com acompanhamento do Conselho Tutelar”, afirmou a delegada Juliana Tuma, titular da Depca.
De acordo com a polícia, o médico preso não integra a rede estadual de saúde. Ele foi conduzido à delegacia especializada, onde foi autuado em flagrante. Após os trâmites legais, será apresentado à Justiça em audiência de custódia.
A operação Caminhos Seguros foi deflagrada em todo o país com o objetivo de prevenir e combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes. No Amazonas, a ação envolve 13 órgãos estaduais e municipais e seguirá com fiscalizações em maio, mês marcado pelo enfrentamento à violência sexual infantil.
Além das forças policiais e órgãos de proteção à infância, participaram da Central Integrada de Fiscalização (CIF) a Sejusc, Seas, FVS-RCP, Visa Manaus, IMMU, Semasc, Amazonas Energia e a Procuradoria da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).