Ricardo Stuckert/PR

Buenos Aires – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, e Santiago Peña, do Paraguai, se reuniram nesta quinta-feira (3/7) em Buenos Aires, na Argentina. Durante o encontro, os líderes sul-americanos discutiram a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que diz respeito à partilha excedente da usina binacional.

O anexo discutido pelos presidentes estabelece que a energia total produzida pela usina de Itaipu pertence igualmente a Brasil e Paraguai. Os dois presidentes se compromoteram a retomar a revisão do texto.

O documento indica que se um deles não consumir toda a energia contratada, ela pode ser cedida ao outro parceiro no acordo. Por exemplo: caso o Paraguai não consuma os 50%, ele pode vender o excedente para o Brasil.

As entidades de energia dos dois países, Eletrobrás e Ande, apresentam anualmente a previsão de consumo. A potência pode ser ajustada, com um período mínimo de dois anos de antecedência.

Lula e Peña estavam na Argentina para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, bloco econômico que reúne países da América do Sul.

Artigo anteriorBraga lidera articulação para conter crise fundiária e ambiental no Sul do Amazonas e propõe suspensão de ações repressivas
Próximo artigoHomem é preso por estupro de vulnerável contra a sobrinha no interior do Amazonas