Levar atendimento às localidades que ainda não possuem cobertura total dos serviços de proteção básica de saúde. Essa é a missão do Programa Manaus Saúde Itinerante, coordenado pela Prefeitura de Manaus. Por meio de carretas, o programa disponibiliza à população serviços laboratoriais, odontológicos e de saúde da mulher nas zonas Norte e Leste, onde permanecerá até o final do mês de fevereiro.

Os módulos são formados por três carretas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), chamadas Unidades Móveis de Saúde que, até o dia 28 deste mês, estarão atendendo no Parque dos Buritis, próximo a Bola do João Paulo, na zona Norte, e na comunidade Santa Inês, no Jorge Teixeira, zona Leste.

No veículo especializado em atendimento Médico Laboratorial, semanalmente são realizados 120 exames preventivos e 175 laboratoriais, além de 80 consultas pediátricas e 80 com clínico-geral. Também estão disponíveis posto de vacinação e farmácia popular.

Odontológica

A saúde bucal é trabalhada na Unidade Odontológica, que ofereceserviços de restauração, extração, profilaxia (limpeza) e aplicação tópica de flúor.Todos os atendimentos são previamente agendados e, caso os pacientes necessitem de procedimentos mais específicos, são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A dentista Liomar Vieira, explica que ao ser consultado, o paciente inicialmente é orientado sobre como fazer a higiene bucal de forma correta, além do exame clínico. “Algumas vezes encontramos casos que necessitam de cuidados e procedimentos mais complicados que não podemos fazer na carreta, por isso encaminhamos ao CEO, onde o paciente poderá ser atendido com mais recursos”.

O funcionário público Leonino de Carvalho acompanhava a filha no atendimento odontológico e destacou o quanto é importante para a sua família o Programa Manaus Saúde Itinerante.

“Minha esposa fez seus exames na semana passada e aproveitamos para marcar a consulta odontológica da minha filha para a próxima sexta-feira, mas me ligaram e anteciparam o atendimento para hoje. Tudo muito organizado”, disse Leonino.

Saúde da Mulher

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher oferece semanalmente, inclusive aos sábados, 220 mamografias e 250 ultrassons de oito especialidades, sendo a de abdômen total, abdômen superior, vias urinárias, pélvica, transvaginal, obstétrica, tireoide e de mama.

Segundo as usuárias, o atendimento se destaca pelo curto tempo de espera e na agilidade da entrega dos exames.

Moradora do Monte das Oliveiras, na zona Norte, Soraya de Oliveira, foi até o Parque dos Buritis para realizar seu terceiro atendimento na carreta da mulher. “Antes era complicado, eu tinha que madrugar em busca de ficha para ser consultada e muitas vezes não conseguia. Venho aqui porque não precisa marcar. É só chegar com encaminhamento e fazer o exame de forma rápida”, enfatizou a usuária.

Encaminhamentos

O coordenador-geral do programa, Willian Terra, esclarece que para fazer os exames, as mulheres de até 39 anos devem possuir o encaminhamento médico. Mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem ter o encaminhamento médico ou do enfermeiro responsável. Já mulheres com idade a partir de 50 anos precisam apenas trazer o documento de identidade e o CPF.

“Estaremos na zona Leste e zona Norte com os módulos completos até 28 de fevereiro, mas temos outras carretas em outras áreas da cidade para atender a população”, disse o coordenador ao lembrar que basta acessar o sitesemsa.manaus.am.gov.brpara saber onde estão ocorrendo os atendimentos.

Artigo anteriorMP opina pelo indeferimento do alvará de soltura de deficiente preso há mais de 60 dias acusado de tráfico
Próximo artigoHotel Quality lança feijoada nas sextas com música ao vivo