
Moradores da Comunidade Terra Preta do Limão, no município de Urucurituba (a 208 quilômetros de Manaus), usaram as redes sociais nesta segunda-feira (14) para fazer um apelo ao prefeito Leôncio Tundis (PT), cobrando providências urgentes em relação às precárias condições do ramal da estrada Itapeaçu, principal via de acesso à Escola Estadual Esperança.
De acordo com os relatos, a situação da estrada colocou em risco a vida de dezenas de crianças. Um ônibus escolar atolou no trecho e quase tombou em direção ao igarapé do Coruar. “Se o ônibus vira-se, cairia no igarapé e com certeza teríamos crianças feridas e até possíveis mortes”, afirmou Vânia Oliveira, moradora, agricultora e uma das lideranças da comunidade.
Segundo ela, as crianças que estavam a caminho da escola precisaram voltar para casa sob chuva. “Alguns pais tiveram que ir de moto buscar os filhos. É um descaso total com a educação e a segurança dessas crianças”, denunciou.
Vânia também alertou que, diante do risco de novos incidentes, dificilmente os alunos conseguirão frequentar a escola nesta terça-feira (15). “O motorista já avisou que é perigoso trafegar por essa estrada com esse estado. São mais de sete quilômetros em condições lamentáveis”, lamentou.
A comunidade pede atenção urgente por parte da Prefeitura de Urucurituba e do Governo do Estado para garantir a recuperação do ramal e a segurança do transporte escolar.