
O MPT (Ministério Público do Trabalho) instaurou um procedimento investigativo para examinar as causas do acidente com um trabalhador que morreu atropelado por uma caminhonete na pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. A investigação vai analisar uma eventual responsabilização da ABV (Aeroportos Brasil Viracopos) sobre o ocorrido.
De acordo com o órgão, uma inspeção no local foi feita no local e outros órgãos de proteção do trabalho, como o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e o Ministério do Trabalho e Emprego, já foram oficiados.
No dia 29 de abril deste ano, o MPT realizou uma audiência, com cerca de 40 empresas, que debateu o tema da segurança no Aeroporto de Viracopos nas atividades de movimentação de cargas, incluindo a prevenção de acidentes por atropelamento.
Na reunião, a finalidade foi promover uma integração entre a gestão de seguranças das instituições. “Compareceram as empresas com atuação mais relevante no aeroporto, como a ABV, Orbital, Swissport, Azul, TAM e Gol, dentre outras”, informou o MPT.
De acordo com o texto, entre os anos de 2023 e 2024, pelo menos 8 empresas que atuam no complexo logístico de Viracopos registraram 76 acidentes de trabalho. “Desse total, ao menos 6 acidentes possuem relação com mais de uma empresa”, disseram.
Em relação aos acidentes mais graves, as atividades de transporte de cargas, especialmente com o uso de empilhadeiras, se destacam.
Além disso, na época do encontro, o Ministério Público instaurou um procedimento promocional (PROMO) com o objetivo de fazer com que as empresas avancem na integração de medidas voltadas a evitar acidentes.
O acidente
O atropelamento ocorreu por volta das 1h50, quando Rodrigo Augusto Lucena Barros, de 47 anos, que prestava serviços de manutenção para uma empresa terceirizada, foi atropelado pela caminhonete na pista, que já estava fechada para manutenção no momento do ocorrido.
O condutor da caminhonete acionou o socorro médico, que constatou o óbito do prestador de serviços às 2h03 da madrugada. A abertura do aeroporto deveria ocorrer às 4h26, mas foi suspensa até às 6h26. Por conta do fechamento, nove voos foram cancelados e outros 12 tiveram atraso.
Com informações de CNN Brasil.