]

A partir do dia 13 de setembro, o público poderá conferir a exposição “A Amazônia sob o olhar de Silvino Santos”. A narrativa conta a trajetória de Silvino desde a saída de Portugal até a chegada no norte do Brasil, e o seu desenvolvimento como cineasta e fotógrafo no país. Neste contexto será possível ver alguns de seus registros e itens pessoais utilizados durante as viagens para produção do material audiovisual.

Em seus trabalhos, Silvino registrou momentos importantes ligados aos estilos de vida de grupos indígenas, como os Parintintin, Ocainas, Macuxis, entre outros. Ele também documentou o cotidiano da capital amazonense, especificamente no período do Ciclo da Borracha, como será possível ver em alguns dos seus documentários exibidos também na exposição.

Para além das fotografias e documentários, o Museu Amazônico expõe conjuntamente parte do material pessoal de Silvino Santos, como câmeras, chapéu, caderno com suas impressões sobre as viagens, dentre outros objetos. E, esperamos que, ao final da visita, você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre um dos pioneiros do cinema brasileiro e a importância do seu legado para o estado do Amazonas. 

Artigo anterior5 comportamentos comuns em crianças com Transtorno do Espectro Autista
Próximo artigoApós “não” de Boninho, Nicole Bahls revela se aceitaria ir para o BBB