Foto: Alberto César Araújo / Aleam

Nesta quarta-feira (14/5), no terceiro dia da 2ª Semana Estadual de Educação Legislativa do Amazonas, realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, aconteceu a mesa-redonda com o tema “Adolescência – um diálogo moderno sobre as redes sociais e a influência na vida dos jovens de hoje”.

O evento, que começou na segunda-feira (12/5) e segue até a sexta-feira (16/5), tem como tema “Educação Cidadã como instrumento para o fortalecimento da democracia”.

A mesa-redonda teve a presença dos alunos finalistas da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, no bairro Dom Pedro, além de estudantes de Psicologia da Universidade Nilton Lins e da delegada titular da Delegacia de Atos Infracionais, Joyce Coelho, que discorreu sobre o assunto.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, a presença dos estudantes é importante para o diálogo sobre o tema.

“A adolescência traz uma grande preocupação da sociedade e este assunto vem em um momento que está em evidência a série de TV sobre o tema. Isso mostra que a educação deve vir de casa e não ser repassada ao Estado. É importante termos este olhar e precisamos entender melhor esta fase da vida dos nossos filhos, que estão muito vulneráveis à influência das mídias sociais”, avaliou.

A delegada Joyce Coelho enfatizou sobre o erro que a maioria dos pais comete ao proibir os filhos do acesso às redes sociais.

“Nós não podemos impedir os adolescentes de terem acesso à tecnologia e às redes sociais porque isso gera uma exclusão e bullying, mas cabe aos pais manter o diálogo e o controle parental”, orientou.

A psicóloga Luziane Vitoriano, presente com a turma de estudantes de Psicologia da Universidade Nilton Lins, apontou que o Brasil é um dos países com mais denúncias de cyberbullying, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2020.

O evento prossegue na quinta-feira (15/5) com um debate sobre “Os novos modelos de formação familiar e a adoção”, no auditório Senador João Bosco.

Artigo anteriorEm agenda positiva no Sul do Estado, deputado Roberto Cidade comemora avanços na saúde do interior
Próximo artigoAleam discute Projetos de Lei para beneficiar pessoas com TEA