O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) enfrentou, na última quinta-feira (22/08), um total de 14 incêndios em áreas de vegetação em Manaus. A operação, parte da “Operação Céu Limpo”, intensificou seus esforços desde junho para combater o aumento desses sinistros na capital. A corporação também reforça a importância de medidas preventivas que a população pode adotar para evitar novos incidentes.

O subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes, destacou que todos os incêndios registrados na capital e atendidos pelo Corpo de Bombeiros foram causados por ações humanas. Ele ressaltou a necessidade de a população colaborar, evitando práticas que podem desencadear incêndios.

“Ontem combatemos muitos incêndios na capital, sendo a maioria deles causado por ação humana. Então, fazemos o apelo para que a população seja nossa aliada, não fazendo queima de lixo, não jogando pontas de cigarro em áreas de vegetação. Essas são medidas simples e que podem evitar incêndios”, enfatizou o coronel Reinaldo Menezes.

Distribuição dos Incêndios

De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), dos 14 incêndios combatidos, seis ocorreram na zona centro-sul de Manaus, cinco na zona norte, dois na zona oeste e um na zona leste. Todos os incêndios foram controlados com o uso de picapes equipadas com kits de combate a incêndios e viaturas Auto Bombas Tanques (ABTs). Felizmente, não houve registro de vítimas.

À noite, um incêndio de maiores proporções ocorreu no bairro Compensa, na zona oeste, onde as chamas consumiram uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados. Para controlar o fogo, os bombeiros utilizaram 5 mil litros de água.

Outra ocorrência significativa foi registrada por volta das 19h30 no bairro Adrianópolis, zona centro-sul. As equipes responderam rapidamente ao chamado e extinguiram as chamas com 2 mil litros de água.

Operação Céu Limpo

Desde seu início em 3 de junho, a Operação Céu Limpo tem intensificado as ações de combate a incêndios em áreas de vegetação em Manaus. As equipes operam em regime de plantão de 24 horas, além de manterem escalas de prontidão, respondendo conforme a demanda de ocorrências.

As ações do CBMAM continuam sendo essenciais para proteger a população e o meio ambiente, especialmente durante o período de maior risco de incêndios. As autoridades seguem alertando a população para colaborar e adotar medidas simples, mas eficazes, na prevenção de novos incêndios.

Artigo anteriorDorival Júnior anuncia convocados para dois jogos da Seleção Brasileira; veja a lista
Próximo artigoPolícia resgata 26 cães em porão de loja de bijuterias no centro de SP