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Em 2024, a Neo Química Arena recebeu uma partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, a primeira da NFL (National Football League) no Brasil.

A partida em solo sul-americano superou as expectativas, consolidando a liga como um grande sucesso no país.

Com ingressos esgotados em menos de duas horas e 47.236 fãs reunidos no estádio do Corinthians, a estimativa é de que a estreia tenha movimentado mais de R$ 300 milhões.

A escolha da cidade, do estádio e do país não foi por acaso. Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (29), Luis Martínez, general manager da NFL no Brasil, detalhou os bastidores dessa decisão.

“São muitos fatores, mas o primeiro, obviamente, não foi o único estádio que analisamos, o único estádio que temos relações. Mas era muito mais fácil para nós por muitas razões, como vestiários. Então, precisávamos de mais vestiários, túneis, espaço fora do estádio para ativações, para a loja. Tudo é somente para match day (dia do jogo). É muito importante, porque temos um planejamento muito agressivo para poder fazer apenas um jogo”, explicou Martínez.

“O gramado é sempre uma das coisas mais relevantes para um jogo, porque temos que garantir a segurança dos jogadores, dos times, dos cheerleaders, técnicos, staff, mas também a segurança dos torcedores no estádio”.

A partida é parte do Global Market Program (GMP), iniciativa da NFL que permite que times escolham mercados internacionais nos quais desejam investir em engajamento com fãs e desenvolvimento da marca.

Atualmente, quatro equipes têm prioridade de atuação no Brasil: Philadelphia Eagles, Detroit Lions, New England Patriots e Miami Dolphins.

“O GMP é um programa com a finalidade de expansão internacional. Então, todo time tem oportunidade todo ano de aplicar para diversos países”, contou.

Base sólida no Brasil

A NFL quer transformar esse entusiasmo em base sólida de fãs e negócios. Segundo o executivo, os quatro clubes com direitos no Brasil já têm permissão para buscar parceiros locais, vender direitos de jogos da pré-temporada e negociar com TVs e streamings brasileiros.

“Ano passado, os Eagles falaram depois do jogo: ‘Gostamos tanto do Brasil, das cores, da gente, da comida, da energia, de tudo’. Queremos fazer mais coisas no Brasil. Então, eles agora têm direitos. Agora temos quatro times, dos 32, que têm direitos no Brasil. Queremos fazer mais coisas no Brasil. O objetivo final é desenvolver também as bases de fãs dos times”, revelou Luis.

Próximo jogo em solo brasileiro

A próxima partida no Brasil será entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, marcado para o dia 5 de setembro, também na Neo Química Arena, em São Paulo.

“Temos um jogo em 5 de setembro, na casa do Corinthians. Depois do jogo vamos fazer uma watch party. Vamos fazer fan engagement (engajamento de fã), vamos trazer cheerleaders, vamos trazer jogadores. Então, isso ajuda muito o trabalho que a NFL como liga está fazendo. Também confirma o compromisso da liga, e dos 32 times, de ter como prioridade o desenvolvimento internacional”, finalizou.

Com informações de CNN Brasil.

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