A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), realizou, nesta sexta-feira (22), mais uma edição do “Mutirão do Consumidor”. Com a ação na unidade localizada no Shopping Grande Circular, Zona Leste de Manaus, o Nudecon fecha a agenda de mutirões focada em solucionar as demandas reprimidas de consumidores que buscam por orientações e demais serviços ofertados pela DPE-AM.
“Com essa atividade conseguimos reorganizar a nossa agenda e liberar essa pauta para que os serviços públicos da Defensoria em 2025 estejam acessíveis aos consumidores de Manaus e do Amazonas”, explica o defensor público Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon.
Desta vez, o mutirão abriu espaço para questões que vão além daquelas especificamente relacionadas ao consumo de água e energia elétrica. Problemas que envolvem temas como empréstimos, consórcios, planos de saúde e telefonia também foram atendidos durante a programação.
“Como sempre falamos, nossos assistidos buscam muito por atendimentos que envolvem água e luz. Abrir para demandas variadas aumenta a fluidez e vem somar positivamente com os mais de 300 atendimentos realizados ao longo desses três mutirões”.
Hilda da Costa, de 49 anos, foi uma das primeiras atendidas durante a ação. Há três meses tentando resolver questões que envolvem cobranças enviadas pela concessionária de água da cidade, ela buscava orientações.
“Me cobram um serviço que nem me oferecem. Não acho justo. Me informei e agendei atendimento aqui na Defensoria pelo WhatsApp. É a primeira vez que venho e vejo de perto como funciona. Agora posso dizer para as pessoas que procurem Defensoria Pública, porque esse órgão existe e muitas pessoas ainda não sabem ou então não acreditam, algumas até acham que precisam ter recurso financeiro para serem atendidas e não é assim”, disse.
Alvanira da Silva, 53, também participou do último mutirão do consumidor de 2024. Há pouco mais de dois anos tentado resolver pendencias com uma clínica dentária, ela diz que, finalmente, conseguiu ser ouvida e corretamente direcionada.
“Desde 2022 que me sinto lesada. Procurei um atendimento odontológico numa franquia e não tive o tratamento que contratei. Hoje tive na Defensoria um acolhimento que não consegui antes, fui ouvida e pacientemente assistida”, disse.
Atendimento
Para participar dos novos mutirões que devem ocorrem ao longo de 2025, os interessados devem ficar atentos às redes sociais da Defensoria Pública e agendar por meio do site oficial defensoria.am.def.br ou pelo telefone gratuito 129.
Os serviços durante o mutirão ocorrem das 8h às 17h, estendendo-se além do horário habitual da Defensoria Pública, que é das 8h às 14h.