A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), em ação integrada com a 81ª DIP de Anamã (a 165 quilômetros da capital) e com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), cumpriu, na sexta-feira (09/05), mandado de prisão preventiva de um homem, de 43 anos, por estupro de vulnerável contra a enteada de 12 anos. O crime era praticado desde de 2023, no município.

De acordo com a delegada Rosane Ferreira, da 80ª DIP, as investigações iniciaram quando a mãe da vítima procurou a Depca para denunciar o crime, depois de tê-lo descoberto por meio de uma gravação.

“Em depoimento, a genitora relatou que notou a mudança no comportamento da filha e passou a desconfiar de que alguma coisa podia estar acontecendo depois que comentou com o companheiro que levaria a vítima para o psicólogo, e ele apresentou uma atitude suspeita”, falou a delegada.

Conforme a delegada, então a mulher resolveu deixar o celular gravando no quarto da filha e registrou uma conversa entre o autor e a vítima, na qual ele tentou induzir a adolescente a negar que algo teria acontecido com ela.

“Após ter acesso a mídia, a mãe conversou com a vítima e ela revelou que estava sendo abusada pelo padrasto desde 10 anos. Com medo da reação do indivíduo, a genitora viajou para Manaus com a adolescente e procurou a Depca. Ainda na capital, a vítima foi submetida ao exame de conjunção carnal que confirmou o abuso sexual”, contou a delegada.

Segundo a delegada, o homem fugiu de Beruri depois de perceber que a companheira havia saído de casa com a vítima, e passou a enviar mensagens por meio de redes sociais para elas.

“Depois a vítima e a genitora retornaram para Beruri e procuraram a 80ª DIP, a fim de solicitar medidas protetivas. Em depoimento, elas contaram sobre a denúncia feita na Depca e passamos a diligenciar. Solicitamos a prisão preventiva do suspeito, a qual foi concedida pelo Poder Judiciário, e nos mantemos em contato com a Depca para saber sobre o paradeiro do autor”, disse a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, a Depca diligenciou e localizou o indivíduo em Anamã, e a equipe policial de Beruri solicitou o apoio da 81ª DIP de Anamã para realizar a captura dele.

Procedimentos

O indivíduo responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.

Artigo anteriorCCJ adia audiência da reforma tributária por causa da morte do pai do senador Eduardo Braga, relator do projeto
Próximo artigoPolícia Civil prende venezuelano por descumprimento de medida protetiva em favor da ex-companheira grávida