
A Polícia Federal prendeu dois homens em Manaus, na manhã desta quarta-feira (4/6), durante a Operação Proteção da Primeira Infância, que tem como foco o combate a crimes de abuso sexual infantil na internet. As prisões ocorreram após o cumprimento de mandados judiciais expedidos pela Justiça.
Um dos detidos, principal alvo da investigação, foi preso preventivamente por envolvimento em uma série de crimes graves, entre eles estupro de vulnerável, produção, divulgação e armazenamento de conteúdo relacionado a abuso sexual infantil. Seu irmão, que residia no mesmo local, foi preso em flagrante por posse de vasto material contendo cenas ilícitas da mesma natureza.
Durante a ação, policiais federais cumpriram um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Na residência dos investigados, foram encontrados equipamentos eletrônicos e diversas mídias de armazenamento com conteúdo ilegal, que agora passam por perícia.
Segundo a Polícia Federal, os dois permanecem à disposição da Justiça e as investigações terão continuidade para identificar possíveis conexões com outras redes criminosas. Os crimes pelos quais os suspeitos respondem têm penas severas. Somadas, podem alcançar até 33 anos de reclusão.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança pública com a proteção da infância e o enfrentamento rigoroso aos crimes de exploração sexual contra menores.