No período de 18 a 27 de setembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) intensificou as fiscalizações nos postos de combustível em Manaus e Região Metropolitana durante a operação especial Petróleo, em alusão ao Dia Mundial do Petróleo, comemorado no último dia 29 de setembro. Cinco bicos de bomba de combustível foram interditados e dois estabelecimentos notificados, podendo ser penalizados com multas de até R$ 1,5 milhão.
A operação, coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em todo país, teve como propósito verificar se os estabelecimentos cumprem a Portaria nº 227/2022 do Inmetro, referente à quantidade de combustível líquido entregue ao consumidor, além dos aspectos de segurança das bombas medidoras.
Agentes do Departamento de Metrologia Legal (Demel) do instituto percorreram 27 estabelecimentos, terrestres e fluviais (pontões), na capital e Região Metropolitana, e verificaram 177 bicos de bomba de combustível. Em dois postos localizados no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), foi constatado vazamento de combustível em cinco bicos de abastecimento, gerando prejuízo ao consumidor.
“Durante o teste volumétrico, foi verificado vazamento de combustível em cinco bicos de abastecimento, prejuízo para o consumidor e também ao comerciante. Por isso, o estabelecimento foi notificado e deverá fazer a correção do equipamento conforme a legislação”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Renato Marinho destacou que, durante a operação, além da verificação referente ao cumprimento da legislação, os agentes também orientaram comerciantes e consumidores sobre os aspectos de segurança das bombas medidoras.