
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), deflagrou na manhã desta quarta-feira (4/6) a 13ª edição da Operação RecuperaFone. A ação resultou na prisão de Rayson Rennan Pereira Nascimento, de 25 anos, apontado como integrante de uma quadrilha envolvida em roubos de celulares em Manaus. Outros dois homens, também com 25 anos, foram detidos para prestar esclarecimentos sobre os crimes.
A prisão foi coordenada pelo delegado Bruno Hitotuzi, diretor do NIRC, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
Segundo o delegado, Rayson e outros comparsas participaram de um assalto no bairro Adrianópolis, nas proximidades de uma academia, onde roubaram um cordão de ouro e o celular da vítima. “Eles vêm cometendo uma série de roubos na cidade. Ao chegarmos à residência do suspeito, localizamos três motocicletas, além de várias pessoas em atitude suspeita”, afirmou Hitotuzi.
Durante a operação, foram apreendidos três motocicletas, além de objetos encontrados na casa do suspeito, no bairro São Francisco, zona sul da capital. Entre os itens estavam um dechavador, resquícios de maconha e outros materiais que reforçam a suspeita de envolvimento com entorpecentes.
Com base nas investigações, a polícia chegou aos outros dois suspeitos. Um deles foi localizado também no São Francisco, onde a equipe encontrou uma balança de precisão em sua residência. O terceiro foi detido no Conjunto Galileia, no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
Balanço das prisões
De acordo com o delegado Bruno Hitotuzi, com essa nova prisão, o programa RecuperaFone já contabiliza 53 presos, entre assaltantes e receptadores. “O núcleo tem apenas oito meses de existência e já vem realizando diversas operações, prendendo criminosos, recuperando celulares e devolvendo os aparelhos às vítimas”, ressaltou.