Divulgação/FUnATI

Violência intrafamiliar, invisibilidade e maus-tratos foram algumas das temáticas abordadas nos espetáculos “Vovó Alicerce da Vida” e “Espelho”, apresentados pelo grupo de Teatro Renascer Izael Tavares da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), na noite de quinta-feira (20/06), no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro de Manaus.

Como parte das ações da Operação Virtude, o evento contou com a presença de autoridades e membros da rede de proteção à pessoa idosa no Amazonas, convidados e público em geral.

“É de suma importância que todos nós estejamos atentos para um problema que está em todos os lugares, principalmente nas famílias, a violência contra a pessoa idosa. Estes espetáculos estão sendo levados para as escolas como forma de conscientizar as crianças e adolescentes sobre esses crimes”, afirmou reitor da FUnATI, Euler Ribeiro

O “Espelho” traz à tona situações corriqueiras do dia a dia de uma família, que aparentemente são inofensivas, mas estão caracterizadas como violência à pessoa idosa. Já “Vovó Alicerce da Vida” trata da invisibilidade e violência contra essa população que causam traumas emocionais e psíquicos. O grupo de teatro é coordenado pela professora Lilian Machado.

“Juntamos esses espetáculos com essa mesma temática de violência contra a pessoa idosa, que infelizmente ainda é preciso falar, e vamos falar sempre, pois esse é um dos propósitos do grupo, abordar sobre todas as vertentes da gerontologia”, contou a professora.

Operação nacional

A Operação Virtude é uma operação nacional integrada, de combate aos crimes contra a pessoa idosa com ações de: prevenção, repressão aos crimes, conscientização e atendimento às vítimas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Amazonas, a ação tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), Polícia Militar (PMAM), com demais secretarias do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, entidades e órgãos parceiros. Com informações de Agência do Amazonas.

Artigo anteriorProva do 10º Exame de Seleção para o Programa de Residência Jurídica da PGE-AM é neste domingo
Próximo artigoDeputada Joana Darc critica contrato milionário da Prefeitura de Manaus com crematório de animais e falta de assistência aos animais vivos