Outubro Rosa destaca não apenas a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também ressalta o impacto do cuidado com a saúde emocional das mulheres, decisivo para enfrentar os desafios físicos e psicológicos da doença.
 
Surgindo na década de 1990 nos Estados Unidos, a campanha Outubro Rosa conscientiza sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero. Desde essa data a distribuição de laços rosa se tornou um símbolo na corrida pela cura. Desde então, expandiu-se globalmente, destacando o diagnóstico precoce.
 
Conforme o psicólogo Carol Costa Júnior, da Hapvida Notredame Intermédica, enfrentar a possibilidade ou o tratamento da doença pode gerar ansiedade, medo e depressão, tornando o apoio psicológico essencial. Cuidar da saúde emocional é essencial para a recuperação, bem como para lidar com os desafios impostos pelo câncer.
 
“A conscientização do Outubro Rosa vai além do cuidado físico, destacando que o suporte emocional é fundamental para o bem-estar das mulheres que enfrentam o câncer de mama, ajudando-as a lidar com os medos e incertezas do diagnóstico e tratamento”, explica Carol.
 
Benefícios
O acompanhamento psicológico durante o tratamento de câncer de mama oferece diversos benefícios, como ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade causados pela doença, promovendo um equilíbrio emocional.
 
Ele também auxilia na construção de resiliência, fornecendo ferramentas para enfrentar as incertezas e os desafios do tratamento. Além disso, o suporte psicológico pode melhorar a adesão ao tratamento, favorecendo uma recuperação mais eficaz e contribuindo para a qualidade de vida da paciente.
 
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
 
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Artigo anteriorEx-Masterchef impressiona ao perder 83kg; veja antes e depois
Próximo artigoEm dia de mobilização, Saúde resolve 62 casos de câncer de pele na Fundação Alfredo da Matta