Caterina Oltean/

Apesar de rica em nutrientes, muitas pessoas questionam as vantagens da banana pela fruta ter uma grande quantidade de açúcares naturais, frutose, glicose e sacarose. Por ser um alimento rico em carboidrato, ela acaba sendo alvo de preocupação, principalmente pelas pessoas com diabetes.

De acordo com a nutricionista integrativa Verônica Dias, pacientes com diabetes sempre a questionam se podem comer banana pela má fama da fruta, mas ela afirma que a reputação ruim não condiz com os benefícios do alimento.

“A banana pode sim ser consumida por diabéticos, se o indivíduo não tiver nenhuma restrição alimentar (intolerâncias ou alergias). Cada pessoa com diabetes responde de uma maneira diferente e, quando tudo está calculado e dentro do contexto, com certeza podemos consumir, afinal, ela tem inúmeros benefícios”, defende Verônica Dias.

A especialista afirma que a preocupação dos diabéticos com qualquer alimento que possa causar um pico moderado nos níveis de glicose no sangue é normal, mas que existem formas seguras de consumir frutas sem ser prejudicado.

“Uma maneira segura do diabético consumir é combinar as bananas com alimentos ricos em proteínas, fibras ou gorduras saudáveis (como iogurte natural, farelo de aveia, nozes), pois isso reduz o impacto glicêmico da fruta, retarda a absorção do açúcar no sangue e mantém os picos de glicose”, indica a nutricionista.

Apesar da banana não ser um alimento restrito para quem sofre com diabetes, deve-se procurar um profissional da saúde antes de incluir qualquer alimento na rotina alimentar para saber se não existem contraindicações.

Com informações de Metrópoles

 

 

Artigo anteriorVarizes pélvicas: entenda as causas, sintomas e tratamento
Próximo artigoPráticas de descarte correto de resíduos reforçam compromisso ambiental no setor automotivo em Manaus