Foto: Divulgação PF

Campinas/SP. A Polícia Federal cumpriu, na manhã da sexta-feira (6/9), com o apoio do IBAMA, um mandado de busca e apreensão para apurar a suposta criação, venda e exportação ilegal de animais da fauna silvestre por um morador da cidade de Campinas.

A investigação teve início após uma encomenda com destino a Alemanha, em 5.10.2023, ser retida em um dos centros de distribuição dos Correios e a análise de seu conteúdo revelar a presença de 73 aranhas do grupo Araneae, da família Theraphosidae, sendo 43 do gênero Avicularia.

A exportação dos animais foi realizada sem a devida licença da autoridade ambiental competente e em condições degradantes aos animais que foram acondicionados em uma caixa de papelão, distribuídos em pequenos frascos plásticos sem alimentos. Após a apreensão, os espécimes foram encaminhados ao IBAMA para adequada destinação.

Na data de hoje foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Campinas, expedido pela Primeira Vara Federal de Campinas, no âmbito da Operação Arachne.

O investigado poderá responder pelo crime de venda e exportação de animal da fauna silvestre sem a devida licença, além dos crimes que forem constatados na data de hoje.

Artigo anteriorRenda média dos trabalhadores tem crescimento interanual de 5,8%
Próximo artigoPúblico destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília