Fotos - Thelson Souza / Manauscult

Neste domingo, 29/6, o píer Manaus 355, parte do complexo turístico Mirante Lúcia Almeida, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), será utilizado como ponto de desembarque da tradicional procissão fluvial de São Pedro Pescador, que chega à sua 76ª edição com o tema “Pedro, você me ama?”. O evento, que reúne milhares de fiéis todos os anos, marca um novo momento de valorização do Centro Histórico de Manaus, com a integração de espaços públicos modernos à dinâmica religiosa, turística e cultural da cidade.

Com saída marcada para às 15h do Terminal Pesqueiro, a procissão fluvial seguirá até o píer Manaus 355, onde ocorrerá o desembarque do andor com o quadro de São Pedro, por volta das 16h30. A partir de dali os seguirão em procissão terrestre até a Catedral Metropolitana de Manaus, encerrando com a Missa Solene às 17h30. A trajetória conta com o apoio da Marinha do Brasil, que conduzirá o andor a bordo do navio hidroceanográfico fluvial Rio Branco.

A escolha do píer como ponto estratégico de chegada representa um marco no uso da infraestrutura pública em muitos eventos de grande porte. A mirante Lúcia Almeida, que compõe o mesmo complexo, servirá como área de recepção e apoio aos participantes, demonstrando a vocação do espaço para acolher manifestações culturais e religiosas.

“O píer Manaus 355 vem se consolidando como uma estrutura de apoio a manifestações religiosas, culturais e turísticas, fortalecendo o centro histórico como espaço vivo e ativo da cidade. É um equipamento que mostra seu valor não apenas pela beleza, mas pela funcionalidade”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), contribui para o bom acolhimento dos eventos com a disponibilização de infraestrutura adequada e apoio institucional aos organizadores, incentivando o uso inteligente dos espaços públicos para fortalecer a identidade cultural da cidade.

O vice-presidente de Turismo da Manauscult, Oreni Braga, também destacou o impacto positivo da ação.

“A chegada da procissão pelo píer reforça o papel do complexo mirante Lúcia Almeida como porta de entrada para experiências religiosas e turísticas que conectam fé, história e identidade cultural. É um símbolo do potencial do nosso centro histórico.”

A 76ª Procissão de São Pedro Pescador deverá reunir cerca de 3 mil pessoas, em uma celebração que une religiosidade, tradição e integração com os espaços revitalizados da cidade. A cada edição, a fé dos pescadores e da população ribeirinha encontra novos caminhos de expressão agora, com o píer Manaus 355 e a mirante Lúcia Almeida como aliados dessa jornada.

Artigo anteriorFamiliares de Flordelis se revoltam e divulgam carta aberta
Próximo artigoPrefeitura de Manaus realiza aula inaugural do curso de Cuidador de Idoso nesta sexta-feira