Foto: Yuri Pinheiro

O Porto de Parintins foi oficialmente reaberto na tarde desta sexta-feira (6/6), após a conclusão dos serviços de manutenção na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte. A entrega da estrutura renovada acontece a poucos dias do início do tradicional Festival Folclórico da cidade, que deve atrair mais de 100 mil turistas.

O anúncio da reabertura foi feito pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Machado. De acordo com ele, as melhorias no terminal visam oferecer mais segurança, conforto e estabilidade no embarque e desembarque de passageiros, especialmente durante o período de maior movimento no município.

Entre as intervenções realizadas, destaca-se a substituição dos módulos flutuantes intermediários, uma ação que garante a funcionalidade da estrutura portuária mesmo com a intensa movimentação esperada durante o evento.

“Estamos de braços abertos para receber todos que vêm viver a magia do Festival. O Porto de Parintins está pronto, operando com segurança e estrutura renovada. Agradeço ao senador Eduardo Braga, parceiro de nossa cidade, e ao superintendente Orlando Machado, que garantiu celeridade à obra. Hoje, uma das principais portas de entrada de Parintins está funcionando com qualidade para receber o maior espetáculo a céu aberto da floresta”, afirmou o prefeito Mateus Assayag.

Durante o Festival Folclórico, centenas de embarcações chegam diariamente a Parintins, trazendo turistas de todas as regiões do Brasil e do exterior. Para muitos desses visitantes, a chegada de barco representa o primeiro contato com a atmosfera única do evento, marcado pelo duelo entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

A reabertura do porto reforça a preparação da cidade para receber o público com estrutura adequada e reforça a importância da logística fluvial para a economia e o turismo local.

Artigo anteriorCELULARES – Felix Valois
Próximo artigoRoberto Cidade comanda Sessão Solene que outorgou honrarias a ministros do STF, STJ e jurista internacional