Completando uma semana de interdição para banho no rio Negro, a praia do complexo turístico Ponta Negra, em Manaus, continua a receber reforços em sua sinalização e estrutura de segurança. A medida foi adotada pela Prefeitura de Manaus devido à baixa do nível do rio, causada pela estiagem, e visa a segurança dos frequentadores. Mais de 20 placas informativas foram instaladas na área, além de um cerquite de mil metros para delimitar a região proibida.

A interdição, que impede o banho de rio, faz parte de uma série de ações de conscientização da população sobre os perigos trazidos pelas alterações no leito do rio Negro. Atualmente, o nível do rio está em 14,30 metros, com uma queda de 19 centímetros nas últimas 24 horas. Desde a implementação da proibição, o rio baixou um total de 1,47 metro.

Apesar das sinalizações, a comissão que gerencia o parque já removeu dezenas de banhistas que insistiram em desobedecer a proibição. De acordo com Alberto Maciel, coordenador da comissão, muitos ainda arriscam entrar na água, como um caso recente de um pai com duas crianças. “A interdição visa manter a segurança no local, em razão das depressões que ocorrem no leito do rio. Há depressões de vários metros de profundidade”, alertou Maciel.

Segurança pública e laudos técnicos

A decisão de interditar a praia tem base em laudos técnicos fornecidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Esses estudos mostram que a proximidade entre o fim do aterro perene e o leito natural do rio pode gerar buracos e desníveis que representam riscos de afogamento. O prefeito David Almeida assinou o Decreto 5.985/2024, no dia 17 de setembro, formalizando a interdição por 90 dias.

A medida também está em conformidade com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Manaus, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), e outros órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Segundo Carlos Valente, diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a faixa de segurança para o banho é reduzida quando o nível do rio fica abaixo de 16 metros, aumentando o risco de acidentes devido à formação de buracos no leito do rio.

Praia continua acessível para outras atividades

Durante o período de interdição, o banho no rio fica proibido, mas a faixa de areia ampliada pela descida das águas continua acessível para atividades recreativas e esportivas. O calçadão e as demais áreas do complexo de Ponta Negra permanecem funcionando normalmente. A segurança do local está sendo monitorada por equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ciclopatrulha, que também cuidam da preservação do patrimônio público.

Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) continuam atuando na limpeza e manutenção do calçadão e da área de praia.

Artigo anteriorMarçal se manifesta após assessor dar soco em marqueteiro de Nunes
Próximo artigoBeto D’Ângelo e candidata à prefeitura de Manacapuru são multados em R$ 10 mil por propaganda eleitoral irregular