
Maués – O Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado pelos membros da nação Sateré-Mawé, localizada no município de Maués (AM), ao longo do rio Marau, foi encerrado neste domingo (20), no Museu do Homem de Maués, com a realização do ritual Wara, que, segundo a tradição, só ocorre em situações extremamente especiais.
Após beber o Wara – bebida feita à base de guaraná ralado e misturado com água em uma cuia –, a prefeita do município, Marcelly Veras, anunciou que o titular da recém-criada Secretaria Indígena, aprovada durante sessão itinerante da Câmara Municipal de Maués realizada no sábado (19), na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, será o professor Eleomar dos Santos Oliveira, do povo Sateré.
“Nós iremos agora realizar todos os trâmites legais para nomear e empossar o professor Eleomar como secretário indígena do município de Maués”, afirmou a prefeita.
Segundo ela, a nomeação de Eleomar para o cargo não é apenas uma homenagem ao cidadão indígena no dia dedicado aos Povos Originários, mas sim uma demonstração do respeito de toda a população de Maués à nação Sateré-Mawé e ao seu povo.
“Nós só estamos aqui, em Maués, graças ao valor indômito, à resistência e à valentia do guerreiro povo Mawé, que deu início à nossa história de quase 200 anos. Tudo começou com eles. Por isso, nosso respeito, reconhecimento e carinho à nação Sateré-Mawé, na pessoa do Eleomar”, declarou Marcelly.
Durante a solenidade de encerramento das festividades, a Casa do Povo apresentou um pouco da vasta e rica cultura Sateré-Mawé, com destaque para um desfile que não apenas evidenciou a beleza singular da mulher Sateré, mas também os costumes e crenças de um povo que, apesar das conquistas, segue lutando pela defesa de seus direitos e pela preservação de sua história, ainda sob constante ameaça.
O simbolismo do desfile, assistido pela prefeita, pelo vice-prefeito Paulo PP e por outras autoridades municipais, evidenciou a pujança da cultura Sateré-Mawé, expressa por meio do grafismo, do artesanato e dos rituais voltados à cura, à sedução e à conexão espiritual.
Marcelly Veras ressaltou que a nova secretaria, entregue a Eleomar, será um espaço essencialmente voltado à defesa dos interesses do povo Sateré, nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer, economia, entre outras.