
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, classificou o 58º Festival Folclórico de Parintins como o maior evento cultural já realizado na história do município. A declaração foi feita após a consolidação dos indicadores oficiais de diferentes áreas que atuaram na realização da festa, ocorrida nos dias 27, 28 e 29 de junho deste ano.
“Fizemos o maior Festival de todos os tempos. Uma festa histórica em todos os sentidos — da organização às apresentações dos bois-bumbás”, afirmou Assayag.
Segundo o prefeito, o sucesso do evento foi resultado de um esforço conjunto da Prefeitura com os governos estadual e federal, além do envolvimento de centenas de servidores públicos e parceiros. “A parceria com o Governo do Amazonas foi essencial. Agradeço o empenho do governador Wilson Lima por garantir condições para um grande Festival”, destacou.
Números expressivos de público e movimentação econômica
O Festival de 2025 bateu recordes em diversos indicadores. De acordo com o CINDACTA IV, o Aeroporto Júlio Belém registrou 1.068 operações aéreas, superando o número de 2024 (979). Já o Porto de Parintins contabilizou 691 embarcações, com entrada oficial de 105 mil passageiros por via fluvial.
Segundo estimativas da organização, mais de 120 mil turistas estiveram em Parintins durante os dias de festa. O Bumbódromo recebeu, em média, 18 mil pessoas por noite, enquanto a tradicional Festa dos Visitantes reuniu 27 mil pessoas e arrecadou cerca de 50 mil itens alimentícios. No Turistódromo, instalado na Catedral do Carmo, mais de 50 mil visitantes passaram por dia.
A Amazonastur projeta que o impacto econômico ultrapasse R$ 184 milhões, com balanço final em fase de conclusão.
Saúde e proteção social em ação
Durante o festival, a rede municipal de saúde realizou 3.121 atendimentos, sendo os principais pontos o Hospital Jofre Cohen (1.479) e a UPA instalada no Bumbódromo (1.253). Foram feitos mais de 800 exames especializados, entre tomografias, eletrocardiogramas e exames laboratoriais, além de mais de 1.800 administrações de medicamentos. O Serviço Municipal de Resgate atendeu a mais de 100 ocorrências.
Na área social, a Rede de Proteção atuou com 332 profissionais, realizando 11.023 abordagens preventivas contra violação de direitos, especialmente violência sexual e trabalho infantil. Ao todo, foram 55 violações registradas, além de 12 acolhimentos na Casa de Passagem Vovó Conceição.
Obras e serviços garantiram infraestrutura
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura executou ações que garantiram mobilidade e segurança para moradores e visitantes. Foram utilizadas 250 toneladas de asfalto na operação tapa-buracos durante o mês de junho. A cidade também recebeu revitalizações em praças e calçadas, além da inauguração da Praça Casa D’Irene, do Mercado Municipal Luiz Gonzaga e da reforma da área de espera do Hospital Jofre Cohen.
A limpeza pública foi reforçada com atuação de 240 colaboradores e esquema de coleta 24 horas. A força de trabalho do festival foi ampliada com a contratação de 300 trabalhadores locais, promovendo também geração de renda temporária.
Visibilidade política
O prefeito destacou a presença de autoridades de peso no cenário nacional, que contribuíram para dar ainda mais visibilidade ao Festival de Parintins e à cidade.
“A presença da alta cúpula do Senado e da Câmara Federal mostra o peso político que nosso festival alcançou. Foi uma oportunidade valiosa para dialogarmos sobre nossas demandas e buscarmos novos investimentos para o município”, disse Assayag.
Estiveram presentes no evento nomes como os ministros Celso Sabino (Turismo), Mauro Campbell (STJ) e Luís Roberto Barroso (STF); os senadores Eduardo Braga e Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara, Hugo Motta; deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores de diversas regiões, além do presidente do Banco da Amazônia (Basa), Luiz Cláudio Lessa.