A prefeitura de Manaus informou nesta segunda-feira,12, com base em informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que desde o dia 09 deste mês não há registro de foco de queimada no município. Ainda assim, divulgou documento com 10 itens de ações às queimadas e à presença de fumaça em Manaus.

O documento defende, por exemplo, a continuação da campanha publicitária “sem queimada não há fumaça”, além do comitê municipal de combate às queimadas em articulação com os municípios da região metropolitana de Manaus (RMM).

O arcabouço do documento é fundamentalmente preventivo e pretende, na prática, a difusão de informação sobre os cuidados com a saúde, evitar o acúmulo e produção de vegetação seca para evitar queimadas, veicular na rede municipal de ensino, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social, Terminais de Integração  de Transporte coletivo, Feiras e Mercados Municipais e nos demais espaços públicos municipais, campanha de sensibilização quanto às queimadas e uso do fogo, entre outras.

Segundo a Prefeitura de Manaus, durante o mês de agosto de 2024 foram registrados 3.043 focos de queimadas no estado do Amazonas, dos quais somente 8 em Manaus, o que representa 0,3% desse total.

Ainda no mês de agosto foram registrados 111 focos de queimadas na RMM, com destaque para os municípios: Manacapuru (24), Autazes (20), Itacoatiara (15), Careiro (14)
e Careiro da Várzea (12); No mês de agosto foram 37 denúncias de queimadas urbanas em
Manaus – todos de pequeno porte.

Artigo anteriorDivulgada lista dos beneficiados com isenção do Vestibular e SIS da UEA
Próximo artigoPersonalização e tecnologia impulsionam EAD