
A Prefeitura de Manaus foi homenageada na manhã desta segunda-feira (16/6), durante Sessão Solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos dois anos de atuação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). A solenidade foi uma iniciativa do vereador Gilmar Nascimento e destacou o impacto transformador da atual gestão na política habitacional da capital amazonense.
Nos últimos dois anos, Manaus consolidou um dos maiores programas de regularização fundiária do país, com a entrega de mais de 10 mil títulos definitivos de imóveis. A Prefeitura também executa atualmente o maior programa habitacional de sua história, com 4.700 unidades habitacionais contratadas, além do programa Casa Manauara, que já reformou mais de 400 casas de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Habitação é dignidade, é justiça social”, afirma subsecretário
Representando o titular da Semhaf, secretário Jesus Alves, o subsecretário Zuldy Bonates enalteceu o apoio do prefeito David Almeida e do senador Eduardo Braga como fundamentais para o sucesso da política habitacional.
“Esse trabalho só é possível graças ao apoio do nosso prefeito, que não mede esforços para garantir moradia digna. Quando assumimos, entregávamos cerca de 500 títulos por ano. Hoje já ultrapassamos 10 mil. Isso é resultado de uma gestão comprometida com justiça social e transformação de vidas”, destacou Zuldy.
Ele também mencionou projetos inovadores, como o “Manaus Minha Terra”, que prevê a ocupação planejada de novas áreas, como o bairro Dorothea Braga. A comunidade contará com 3.600 lotes urbanizados e infraestrutura completa — incluindo escola, UBS, creche, água, energia, asfalto e base da Guarda Ambiental.
Câmara reconhece protagonismo da Prefeitura
O vereador Gilmar Nascimento, autor da homenagem, reforçou a relevância da criação da Semhaf, que permitiu à Prefeitura acessar recursos próprios e federais com mais agilidade.
“Com a criação da Semhaf, a Prefeitura passou a assumir o protagonismo na política habitacional. Moradia vai muito além de tijolo e cimento. É sinônimo de dignidade e cidadania”, declarou o parlamentar.
A solenidade reuniu autoridades municipais, servidores da secretaria, representantes de comunidades e lideranças locais, consolidando o reconhecimento institucional ao trabalho da gestão municipal na garantia do direito à moradia e à cidadania plena para milhares de famílias manauaras.