Karol Silva / IMMU

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na segunda-feira, 19/5, mais uma etapa da operação “Carga Pesada”, desta vez na avenida Governador José Lindoso, parte inferior da avenida Margarita, no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital.

A ação tem como foco coibir irregularidades em veículos de grande porte, como caminhões e carretas, que trafegam nas vias urbanas da cidade em condições confortáveis. Durante a operação, foram registradas 57 autuações, 2 remoções de veículos, 248 abordagens e 3 recolhimentos digitais de habilitação.

Segundo Renato Bruno, chefe de operações de trânsito do IMMU, o objetivo principal é preservar vidas e garantir a fluidez no trânsito.

“Essa é mais uma operação aqui na zona Norte da cidade. A operação ‘Carga Pesada’ busca diminuir a quantidade de acidentes causados com veículos pesados. A nossa missão é sempre garantir a segurança e a fluidez tanto para quem anda numa motocicleta ou num carro pequeno, quanto para quem também trafega num pesado como este. A missão é sempre garantir a segurança de especial”, Renato.

Durante a fiscalização, foram identificadas diversas irregularidades, como pneus em estado crítico de desgaste, veículos com problemas mecânicos e condutores sem habilitação. O agente de trânsito Menezes reforçou a importância da operação.

“Essa operação tem o objetivo de tirar a circulação de veículos como é o caso aqui, que se encontra em mau estado de conservação, com pneus carecas e também condutores não habilitados”, afirmou.

Presente na ação, o caminhoneiro José Cláudio da Silva, que trafega frequentemente pelas vias da zona Norte, atribuiu a importância da fiscalização para a categoria.

“A gente que trabalha direito, com o caminhão em dia e documentação certinha, apoia esse tipo de operação. Tem muito veículo rodando sem condição nenhuma e isso acaba colocando a vida de todo o mundo em risco, inclusive a nossa. Fiscalizar é uma forma de proteger quem está fazendo o certo e garantir mais segurança na estrada”, disse José Cláudio.

Desde o início do ano, as ações da operação “Carga Pesada” têm sido intensificadas. Em 2025, já foram realizadas mais de 1.398 abordagens, resultando em 780 autuações e 61 veículos removidos. As fiscalizações ocorrem, principalmente, nas regiões de maior circulação de veículos de carga, como o Distrito Industrial, e agora são ampliadas para outras áreas da cidade.

A IMMU reforça que a operação continue de forma permanente, com o compromisso de promover mais segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo veículos pesados.

Artigo anteriorProjeto de construção do aeródromo de Boa Vista do Ramos avança com apoio do Governo do Amazonas
Próximo artigoPousadas urbanas de pequeno porte poderão ser dispensadas de licenciamento ambiental no Amazonas