
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, deu mais um passo rumo à modernização do atendimento ao público com o lançamento do assistente virtual “Américo”, ferramenta criada para facilitar o acesso de aposentados, pensionistas e servidores municipais a informações previdenciárias. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (3/6) e já está disponível no site oficial da autarquia: www.manausprevidencia.am.gov.br.
De acordo com a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, a criação do “Américo” representa um importante avanço no processo de digitalização dos serviços oferecidos pela instituição. “Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com os segurados, oferecendo um canal direto, prático e acessível. O ‘Américo’ integra um conjunto de soluções digitais que vêm funcionando muito bem para o público que atendemos”, destacou.
O que faz o assistente virtual
Localizado de forma destacada na página inicial do site, o “Américo” funciona como um canal de atendimento automatizado, oferecendo respostas rápidas para as dúvidas mais comuns dos usuários. Com um menu simples e intuitivo, o chatbot disponibiliza informações sobre:
-
Aposentadoria: orientações sobre requisitos e início do processo;
-
Agendamento Presencial: opção para marcar atendimentos diretamente na sede da Manausprev;
-
Contracheque e Declarações: explicação sobre como acessar documentos;
-
Recadastramento: detalhes sobre o processo obrigatório para manter os benefícios.
Caso a dúvida não esteja contemplada nas opções iniciais, o usuário pode digitar sua pergunta, e o sistema buscará a melhor resposta disponível, promovendo agilidade e autonomia.
Homenagem a um servidor exemplar
Mais do que um recurso digital, o “Américo” carrega um tributo à memória do servidor Américo Carneiro Filho, que trabalhou na Manaus Previdência de 2005 até 2021, ano em que faleceu aos 74 anos, vítima da Covid-19. Respeitado pelos colegas e querido pelos segurados, “seu Américo” ficou conhecido pelo atendimento atencioso, cordial e comprometido com o serviço público.
A homenagem emocionou a família do servidor. Para a viúva Haydeê Carneiro, a escolha do nome é um reconhecimento justo e simbólico:
“Achei uma ideia genial. Ele honrou o serviço público e deixou um legado de respeito e dedicação. Estamos muito felizes por essa lembrança tão bonita”, disse.
A diretora Daniela Benayon reforçou o valor simbólico da homenagem. “Seu Américo era referência entre os beneficiários. Muitos só queriam ser atendidos por ele. Seu legado de profissionalismo e gentileza é agora eternizado em um canal de atendimento que leva seu nome.”
Com essa iniciativa, a Manaus Previdência reforça seu compromisso com a inovação, sem abrir mão da humanização no atendimento — uma marca que seu Américo representou com excelência.