
A Prefeitura de Manaus , por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), deu continuidade, nesta segunda-feira, 2/6, à campanha “Junho Violeta”, voltada para o combate à violência contra a pessoa idosa. A faz iniciativa parte de uma série de ações educativas e de conscientização que serão realizadas ao longo do mês.
Como parte da programação, os colaboradores da FDT promoveram uma ação educativa nas garagens de ônibus da cidade. Ao todo, sete garagens foram visitadas, onde aconteceram rodas de conversa com motoristas e demais trabalhadores do transporte coletivo. Os encontros abordaram temas como o respeito, a valorização e os direitos da pessoa idosa, com o objetivo de sensibilizar e engajar esses profissionais como multiplicadores da causa no cotidiano urbano.
Durante as visitas, também foram definidos cartazes informativos da campanha no interior dos ônibus, com mensagens de enfrentamento à violência e incentivo à denúncia. Além disso, foram distribuídos materiais educativos com orientações sobre os tipos mais comuns de violência contra pessoas idosas, como negligência, abusos físicos, psicológicos, financeiros e institucionais.
De acordo com o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, mais de mil coletivos receberam o cartaz da campanha “Junho Violeta”. A iniciativa também reforça o cumprimento da Lei Municipal nº 2.094/2016, que garante assentos prioritários nos transportes públicos para pessoas idosas.
“Seguimos com a campanha ‘Junho Violeta’ por meio de uma ação estratégica e de grande impacto social. Estar presente nas garagens de ônibus é uma forma direta de diálogo com os profissionais que lidam diariamente com a população idosa e que podem se tornar agentes fundamentais na prevenção e no enfrentamento da violência. Nosso objetivo é despertar a consciência coletiva para o respeito e a proteção das pessoas idosas”, disse o presidente.
A campanha “Junho Violeta” reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus de fortalecer as políticas públicas de proteção às pessoas idosas, promovendo ações integradas e conscientizadoras, que envolvem diversos setores da sociedade na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e acolhedora para todas as gerações.