
A Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 5/6, a 5ª Exposição de Educação Escolar Indígena: Saberes, Culturas, Artes e Tradições, evento cultural e pedagógico que reuniu representantes de diversos povos originários da região. A atividade ocorreu no hall da sede da secretaria, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.
A ação é coordenada pela Gerência de Educação Escolar Indígena (Geei) e tem como objetivo valorizar e divulgar os saberes tradicionais indígenas, desenvolvida nos 23 Espaços de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas e nas quatro escolas indígenas na cidade.
Durante a programação, os visitantes puderam conhecer uma riqueza cultural expressa por meio de artesanatos, alimentos e fantasias como: biojoias, vestuários, pinturas corporais, cantos, danças, culinária tradicional, gêneros fornecidos, plantas medicinais e frutas típicas da Amazônia, como o abiu, tucumã e cupuaçu.
Para Jéssica Apurinã, uma das expositoras, o momento foi de partilha e orgulho. “Hoje, nós estamos aqui para mostrar a nossa cultura para a comunidade não indígena, mostrar os nossos saberes, compartilhar um pouco da nossa culinária, dos nossos artesanatos, que são contadas por meio das histórias, dos grafismos, das tradições. Estamos com diversos povos indígenas, que falam diversas línguas, e com diversas culturas. Esperamos que gostem desse momento de compartilhamento todos de saberes e de experiências”, afirmou.
A gerente da Geei, professora Eneida, destacou o papel formativo e econômico do evento. “Estamos na quinta exposição da Educação Escolar Indígena, que mostra os trabalhos feitos nas escolas com foco na cultura, alimentação e artesanato das comunidades. Esses projetos ajudam na geração de renda e valorizam os saberes tradicionais. Participe, conheça e apoie esse trabalho”, concluiu.