Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), inaugurou a floricultura Mccabe da Silva Barreto, com 11 boxes, em frente ao cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital. O espaço, que vai abrigar os ambulantes com a comercialização de  flores, velas e outros artigos, recebeu o prefeito David Almeida, na noite deste sábado, 15/1.

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, destacou que o espaço contempla também banheiro feminino e masculino, além do recuo da pista para quem for de carro e desejar adquirir os produtos com tranquilidade. Os recursos para a construção da estrutura partiram do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Fotos – Ruan Souza/Semcom

“Estes trabalhadores estavam no relento há 40 anos e, no dia 15 de janeiro do ano passado, faz um ano que o prefeito David Almeida me chamou para conversarmos sobre este espaço, porque aqui era uma verdadeira favela instalada e, no mesmo dia, mudamos eles para tendas alugadas pela prefeitura, e o prefeito, sensibilizado, pediu para conversar com o Carlos Valente, do Implurb, para elaborar um projeto parecido com que eu vi em São Paulo e o Implurb concretizou”, destacou.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenhero Carlos Valente, o espaço vai gerar conforto e tranquilidade para pessoas que vão enterrar seus entes queridos. “Isso se chama ternura com a população de Manaus. O prefeito é uma pessoa muito sensível com as demandas dos manauaras. E, quando o Sabá levou esta questão junto com o secretário Renato Júnior, nós procuramos estudar e conversar com os antigos permissionários. Mas, hoje se cumpre aqui o que foi pedido por eles”.

O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior, destacou que a pasta cuidará e organizará a floricultura, entregando as permissões de uso, para que os trabalhadores possam cumprir regras, mas trabalhar de forma decente e digna.

“Cumprindo a determinação do prefeito David, estamos oferecendo para os trabalhadores informais, um local muito melhor para eles. Isso partiu de uma iniciativa do prefeito David com o secretário Sabá Reis e executada pelo Implurb. E nós vamos entregar as permissões para os trabalhadores”, mencionou.

Vendendo flores há 22 anos em frente ao cemitério Nossa Senhora Aparecida, Zenaide Santos, 68, foi uma das contempladas com o espaço. “Aqui só era lama. Nós estávamos esquecidos faz muito tempo. Muitos prefeitos passaram por aqui e só faziam promessas de mudar a nossa realidade. Mas, graças ao prefeito David e ao secretário Sabá Reis, ganhamos um espaço muito bom”, disse.

Artigo anteriorPontos turísticos vão ganhar letreiros e Ponta Negra tem estreia da assinatura oficial de Manaus
Próximo artigoFilho morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai