Um dos suspeitos pela morte da idosa Alair Barbosa, de 72 anos, foi preso por policiais militares na noite de domingo, na Região Central do Rio. Robson Almeida Santos Junior, de 22 anos, foi detido em uma ação para coibir crimes em ônibus que saem da Zona Sul em direção ao Centro. Alair morreu em abril deste ano, após ser empurrada numa tentativa de roubo. O caso aconteceu enquanto a vítima passeava pela orla de Copacabana com duas amigas.

Robson tinha um mandado de prisão em aberto desde o dia 2 de maio pelo crime contra a idosa. Segundo a Polícia Militar, ele estava num ônibus da linha 474, na Avenida Presidente Vargas, quando foi abordado pelos agentes. Após ser preso, ele foi encaminhado para a 5ª DP (Mem de Sá), e seguirá para a Delegacia de Homicídios da Capital, responsável pela investigação.

Além do crime contra Alair, Robson já tinha seis passagens pela polícia por roubo.

Isabella Barbosa Meireles, filha de Alair, é consolada pelo marido, Roberto Carlos,  na porta do IML — Foto: Gabriel de Paiva
Isabella Barbosa Meireles, filha de Alair, é consolada pelo marido, Roberto Carlos, na porta do IML — Foto: Gabriel de Paiva

Três dias após a morte de Alair, um adolescente foi apreendido por suspeita de envolvimento no crime. O mandado de internação do menor foi expedido pela juíza Vanessa de Oliveira Cavalieri, da Vara da Infância e da Juventude, a pedido da Delegacia de Homicídios da Capital.

Contra o adolescente de 17 anos tem ainda outras seis anotações criminais por crimes análogos a roubo e furto.

‘Uma pessoa espetacular’

“Uma pessoa espetacular” e “extremamente feliz”, resumiu o enfermeiro e professor titular da Unirio Roberto Carlos Lyra da Silva, de 53, genro de Alair Barbosa, de 72, morta após um roubo em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A idosa passeava por um dos cartões-postais da cidade ao lado de duas amigas, no último domingo, quando foram surpreendidas por dois homens que tentaram arrancar o colar que usava. Alair estava de volta ao Rio, onde morava quando não estava viajando, a principal atividade após a aposentadoria da carreira como enfermeira.

Uma das filhas da idosa Isabella Barbosa, de 50 anos, e o genro Roberto Carlos estão no Instituto Médico-Legal (IML) na manhã desta terça-feira para a liberação do corpo de Alair. Ela deixa duas filhas, uma delas morando atualmente na Alemanha, duas netas e seis irmãos.

— Uma pessoa espetacular. Ela foi extremamente feliz. Tenho certeza que ela foi recebida por Deus — diz o genro, em meio a lágrimas.

Alair teria batido a cabeça ao ser empurrada durante assalto em Copacabana — Foto: Reprodução
Alair teria batido a cabeça ao ser empurrada durante assalto em Copacabana — Foto: Reprodução

Alair e as duas amigas caminhavam no calçadão, na altura das ruas Hilário de Gouveia e Siqueira Campos, quando foram surpreendidas. A idosa foi empurrada durante a abordagem criminosa e bateu a cabeça. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos.

Enfermeira aposentada pelo Ministério da Saúde, Alair foi chefe do departamento de enfermagem do Hospital Federal de Ipanema. Moradora de Botafogo, ela gostava de viajar e saía mundo afora a cada seis meses. Na viagem mais recente, fez um cruzeiro:

— Ela disse que essa seria a última viagem dela. Viajava de seis em seis meses, mas queria curtir a casa dela agora.

— Ela conheceu muita coisa. Uma pessoa que soube viver a vida — completou Roberto Carlos.

‘Tinha medo de assalto’

A filha conta que a mãe tinha medo de ser assaltada e queria deixar o Rio de Janeiro por conta da insegurança:

— Ela tinha muito medo de assalto, não andava com cartão de débito na bolsa. Ela não andava, por exemplo, com o celular com o aplicativo do banco, ficava em casa. Como que ela tinha medo de roubar, ela tinha essa preocupação. Tenho, inclusive, dúvida se o cordão que ela tava usando era de ouro, porque ela não andava com joia, com nada disso. Com informações de O Globo.

Artigo anteriorVítima diz que prefeito a dopou para fazer aborto: “Vi tudo embaçado”
Próximo artigoKim Kardashian se fantasia de bombeira em aniversário de 4 anos do filho; vídeo