
Durante entrevista concedida neste domingo (18) à Rádio Karababá FM, em Carauari (AM), o prefeito Airton Siqueira, o vice-prefeito José Maria e o coordenador do PreviBarco, Cícero Lucenildo, apresentaram à população o cronograma oficial de atendimento da embarcação da Previdência Social, que permanecerá no município por 11 dias, entre os dias 19 e 30 de maio. A iniciativa conta com total apoio da Prefeitura Municipal e promete atender centenas de moradores com serviços previdenciários essenciais, tanto na sede quanto nas comunidades ribeirinhas.
O destaque da programação é o atendimento especial nos dias 28 e 29 de maio na comunidade Nova Esperança, voltado para ribeirinhos da calha do Rio Juruá. A prefeitura disponibilizará duas xalanas para transportar cerca de 200 pessoas de comunidades vizinhas, garantindo o acesso aos serviços do INSS, como aposentadoria rural, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-maternidade e outros benefícios.
Segundo o coordenador Cícero Lucenildo, a estrutura da operação conta com equipe técnica completa — composta por peritos médicos, assistentes sociais e técnicos do INSS — o que permitirá realizar perícias e concessões de benefícios com agilidade. “Nosso foco é realizar o maior número de atendimentos possíveis, com dignidade, orientação e respeito à população. Para casos especiais, como pessoas acamadas, faremos visitas domiciliares”, explicou.
Para garantir maior eficiência, a prefeitura, por meio da UBS Fluvial José Rodrigo de Amorim, realizou triagens nas comunidades com um mês de antecedência, revisando documentações e preparando os moradores para o atendimento. Essa articulação prévia foi fundamental para evitar pendências com documentos e facilitar o processo junto ao INSS digital.
Durante a entrevista, o prefeito Airton Siqueira e o vice destacaram o papel da Secretaria Municipal de Cidadania, Combate à Fome e Família, sob liderança de Griselda Siqueira, no suporte logístico à operação. A prefeitura também organizou a distribuição de senhas com prioridade para idosos, indígenas, puérperas e pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida.
O gerente executivo substituto do INSS e representante da gerência de Manaus, Eduardo, também participou do encontro e reforçou a importância da documentação correta para garantir o sucesso dos atendimentos. “Vamos priorizar quem estiver com todos os documentos em ordem. Mesmo quem tiver pendências será orientado com atenção. Queremos transformar a presença do INSS aqui em benefícios reais para a população”, afirmou.
A presença do PreviBarco em Carauari é fruto de articulação dos deputados Átila Lins (federal) e Jorge Lins (estadual), e representa um importante reforço na geração de renda para o município. “O INSS é hoje um dos maiores distribuidores de renda da América Latina, e sua atuação em municípios do interior como Carauari é fundamental para garantir cidadania e bem-estar à população”, completou Cícero.
A expectativa é que, ao longo das duas semanas de atendimento, centenas de cidadãos tenham acesso a benefícios que, além de garantir direitos, movimentam a economia local. A orientação geral é que os moradores levem todos os documentos possíveis, especialmente aqueles ligados à comprovação de atividade rural, como carteiras de produtor, registros do IDAM, atas de associações ou declarações de sindicatos.