Fotos – João Viana / Semcom

O primeiro cinema indígena do Norte do Brasil, inaugurado no último sábado, 1º/2, ganhou repercussão em veículos de imprensa nacional como o telejornal “Bom Dia Brasil”, produzido pela TV Globo, e no portal do Ministério da Cultura (Minc). O projeto “Cine Aldeia” foi contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), e está localizada na aldeia indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus.

No site do Minc, o projeto foi citado como um dos primeiros cinemas em aldeias indígenas no país e pioneiro na região Norte. Idealizado pela produtora indígena, Thaís Kokama, o “Cine Aldeia” foi pensado como forma de inserir os povos indígenas no setor audiovisual.

O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância dos editais como forma de ampliar o acesso à arte e à cultura, especialmente para as comunidades indígenas, promovendo o protagonismo e a preservação de tradições.

“Estamos muito felizes com essa grande repercussão que o ‘Cine Aldeia’ está ganhando e esse projeto representa mais do que um espaço para exibição de filmes; é uma verdadeira plataforma para o fortalecimento da cultura indígena, permitindo que as histórias de nossos povos sejam contadas e compartilhadas com o mundo. Este é um passo fundamental para garantir que as vozes e as visões das aldeias sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas”, explicou o presidente.

A sala de cinema tem capacidade para cerca de 200 pessoas e irá exibir produções feitas por indígenas. Na inauguração, houve a apresentação do documentário “Traços da Resistência”, dirigido e produzido pela artista Thaís Kokama, e de oito curtas-metragens, que ficarão em cartaz no espaço nos primeiros meses deste ano.

No dia 2/3, a entrega do Oscar será transmitida ao vivo no “Cine Aldeia”. Antes da cerimônia, no dia 28/2, está programado um “ritual da vitória”, na torcida pela conquista dos prêmios pelo filme “Ainda Estou Aqui”, indicado em três categorias (filme, atriz e filme internacional), na festa do cinema mundial.

O projeto “Cine Aldeia” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.

Artigo anteriorMinistro Alexandre de Moraes autoriza transferência de ‘Kid Preto’ preso em Brasília para Manaus
Próximo artigoPresidente Roberto Cidade lidera reunião que definiu os membros das comissões técnicas da Aleam