Visando combater as fortes temperaturas que atingem a cidade de Manaus, o projeto Galho Forte, idealizado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), realizou um mutirão ambiental na avenida Lourenço da Silva Braga, na Manaus Moderna, no sábado (18/11).

A ação, que tem como principal objetivo e arborizar áreas desmatadas da cidade, distribuir mudas e conscientizar pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente, contou com a ajuda de cerca de 200 voluntários, além de moradores da região Centro-Sul.

Segundo a coordenadora do projeto Galho Forte, Márcia Marinho, o mutirão teve como principal foco reflorestar uma área queimada durante um incêndio criminoso no início do mês de novembro.

“Hoje, nossos voluntários plantaram 50 mudas de mungubarana, cumarú e sumaúma. Todas são de grande porte e podem ser plantadas em regiões de igapó, como esta, pois são resistentes a água.”, declarou.

Além da recuperação da área queimada, foram plantadas 150 mudas ornamentais como ixoras, ypês amarelo e pau-pretinho, além da doação de plantas frutíferas como cupuaçu, pitanga, acerola e graviola.

Durante o mutirão também foi realizada uma atividade de limpeza, onde foram coletados mais 500 quilos de resíduos recicláveis como garrafas, vidros e papelão.

Sobre o Galho Forte

Criado no final de 2020, o Galho Forte nasceu como um movimento social participativo idealizado por Amom Mandel, com o objetivo de contribuir para a arborização e preservação do meio ambiente, por meio da educação ambiental.

Atualmente, o projeto já plantou mais de 8 mil árvores e doou mais de 2 mil mudas, além de ajudar na instalação e produção de hortas. São realizadas pelo menos duas ações por mês, porém, nos meses mais quentes do ano as ações de plantio são suspensas e o foco do projeto é a educação ambiental, por meio do estímulo ao cuidado com a natureza, a doação de mudas e ações de limpeza pública.

Artigo anteriorFestival de valorização da cultura negra acontece segunda com programação gratuita para todas as idades
Próximo artigoPrefeitura de Manaus contabiliza mais de 7,2 mil atendimentos na zona Leste durante a 8ª edição do “Manaus Mais Cidadã”