HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto

O Partido dos Trabalhadores (PT) pretende apresentar até 15 de julho a primeira versão do programa de governo da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento está sendo coordenado pelo ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli e será submetido inicialmente à avaliação dos partidos que devem integrar a coligação eleitoral do petista.

Após a análise das legendas aliadas, como PSB e PDT, a proposta poderá receber ajustes antes da elaboração da versão definitiva. A expectativa da coordenação da campanha é concluir o texto até 15 de agosto, prazo limite para o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

Antes de encaminhar o documento aos partidos, o PT tem recolhido sugestões de eleitores e movimentos sociais por meio de uma plataforma colaborativa criada para auxiliar na construção das propostas. O canal seguirá aberto para contribuições até o dia 30 de junho.

O programa está estruturado em 13 eixos temáticos e deve incluir propostas como a ampliação da tarifa zero no transporte público, mudanças no sistema prisional e a criação de um Ministério da Segurança Pública.

Campanha ganha estrutura em Brasília

A campanha de reeleição de Lula também iniciou a montagem de sua estrutura operacional em Brasília. O chamado quartel-general da candidatura começou a funcionar em um prédio localizado no Setor Comercial Sul, próximo à sede nacional do PT.

Além desse espaço, a campanha contará com um segundo endereço voltado à produção de material publicitário. O local deverá ser utilizado para gravações dos programas eleitorais e inserções de campanha.

A coordenação-geral ficará sob responsabilidade do presidente nacional do PT, Edinho Silva. Sergio Gabrielli continuará à frente da elaboração do programa de governo, enquanto o ex-prefeito de Diadema José de Filippi deverá assumir a tesouraria da campanha.

A área de comunicação será coordenada por Raul Rabelo, com apoio do secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares. A equipe também contará com nomes como Paulo Okamotto, Gilberto Carvalho, Wellington Dias, Camilo Santana e Guilherme Boulos.

A direção petista não descarta a entrada de novos integrantes na coordenação ao longo da campanha, conforme avancem as negociações para a formação de alianças eleitorais.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorPT discute alianças e candidaturas em estados onde palanques para Lula ainda não estão definidos
Próximo artigoBiblioteca Pública do Amazonas promove última etapa da exposição ‘Memórias da Copa’