Cansados de seguidas humilhações públicas e tendo suas pautas ignoradas pela atual gestão da Prefeitura de Manaus, como a valorização salarial, melhorias nas ações pedagógicas e na merenda escolar, quase três mil educadores se reuniram no Studio 5, na área do Distrito Industrial, para declarar apoio aos candidatos da coligação Ordem e Progresso, Capitão Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair (Novo).
O evento “Amigos da Educação”, realizado na noite de terça-feira, 22/10, contou com a presença de lideranças, representantes de classe, gestores, professores, entre outros educadores. A vereadora reeleita Professora Jacqueline (União) e a ex-deputada estadual Professora Therezinha Ruiz (União) marcaram presença no encontro e reforçaram a importância da categoria para o desenvolvimento do ensino de qualidade.
Agradecido pela confiança dos professores e pela forma carinhosa como foi recebido com a sua vice, Capitão Alberto Neto assumiu compromisso de defender os direitos dos trabalhadores da educação e relembrou do seu período como professor.
“Eu também iniciei minha carreira como professor; minha primeira graduação foi em Licenciatura em Matemática. Por isso, tenho todo o respeito e admiração pelos professores, pois vivenciei de perto o poder transformador da educação, mas também os desafios que vocês enfrentam. Vamos investir nos professores, mediadores, psicólogos; investir nas pessoas, na inclusão, no respeito e na valorização da educação. É graças a vocês que conseguimos levar nossa mensagem de esperança para construir uma nova Manaus. Quem faz a educação é o professor”, declarou Alberto Neto.
Reforçando o discurso de mudança, a Professora Maria do Carmo destacou a influência que todo professor tem na vida de seus alunos.
“Amo falar com professores e alunos. Essa é a minha vocação. Antes de ser empresária, sou educadora. A docência sempre fez parte da minha trajetória. Domingo será um momento crucial, e todos nós seremos protagonistas, porque faremos a escolha que moldará o futuro de Manaus. E se há uma profissão que deve ser valorizada, é a de professor, pois a educação realmente transforma, e o conhecimento liberta”, defendeu Maria do Carmo. “Todo professor carrega dentro de si o desejo de transformar a vida de seus alunos para melhor”, finalizou a candidata a vice, comprometendo-se com as reivindicações da classe.
A Secretária Executiva da Capital da Seduc (Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar), Edilene Pinheiro, fez questão de declarar sua confiança nas propostas da chapa, afirmando que o voto na coligação Ordem e Progresso é um voto por Manaus.
“Toda essa equipe que está aqui vai ajudar o Alberto e a Maria. Estamos selando o compromisso de votar no 22 para mudar a nossa cidade, porque só essa chapa tem essa ambição. Sei que, com o Capitão e a Professora, uma mulher preparada como todas nós, Manaus vai mudar, e nós faremos parte dessa mudança”, disse Edilene.
Entre as propostas do Capitão e a Professora para a área da educação municipal se destacam o ensino integral, a criação de escolas cívico-militares, a volta da entrega gratuita do fardamento escolar e a política de valorização dos professores.