A edição deste ano do Manaus Passo a Paço consolida a inclusão de artistas do segmento gospel nas festividades oficiais organizadas pela Prefeitura de Manaus. A iniciativa atende a uma articulação do vereador Raiff Matos (PL) que, desde o início de seu mandato, em 2021, buscou dar maior visibilidade e participação aos artistas cristãos em eventos públicos de grande porte.
De acordo com o vereador, a inclusão dos artistas gospel no Passo a Paço representa uma vitória para a comunidade cristã de Manaus, que há anos vinha manifestando o desejo de ser parte desses momentos culturais da cidade. “Nossa ação sempre buscou a inclusão dos artistas do segmento gospel para que as famílias cristãs sejam incluídas nos eventos oficiais do Poder Público Municipal”, afirmou o vereador.
Entre as pautas defendidas por Raiff Matos, está a reivindicação pela participação dos artistas gospel em outros eventos de grande relevância para a cidade, como o tradicional Aniversário de Manaus (Boi Manaus) e as celebrações de Réveillon. Em 2022, Matos apresentou uma indicação oficial à Prefeitura, ressaltando que boa parte da população cristã se sentia excluída dessas celebrações, que até então eram dominadas por artistas seculares.
A inclusão dos artistas gospel no Passo a Paço se junta a outras conquistas que o vereador conseguiu ao longo de seu mandato. Ele é autor de leis que instituíram datas comemorativas dedicadas ao público cristão, como o Réveillon Gospel, agora parte do calendário oficial de Manaus, por meio da Lei nº 3.238/23, e o Festival Gospel de Artes de Manaus, criado pela Lei nº 2.868/22, que é realizado sempre no mês de novembro.
Durante seu período como presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Manaus, entre 2021 e 2022, Matos também trabalhou para ampliar o acesso dos artistas gospel aos editais públicos de incentivo à arte. Ele acredita que os editais são fundamentais para o desenvolvimento do setor cultural na cidade e para a democratização da arte. “Foi um período em que intensificamos as discussões sobre a importância de dar mais espaço aos artistas do segmento gospel, incentivando-os a se organizarem e a buscarem novas oportunidades”, destacou.
A edição deste ano do Manaus Passo a Paço reconhece a importância dos artistas gospel na vida cultural da cidade e também simboliza a pluralidade e a inclusão que têm sido cada vez mais reforçadas nos eventos promovidos pela Prefeitura de Manaus. A expectativa é que essa integração continue a crescer nos próximos anos, abrindo caminho para outras ações que promovam a diversidade cultural em Manaus.